Complexo do Alemão vai ganhar novo campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro

A instalação do equipamento na comunidade da Zona Norte foi possível devido à desapropriação de um terreno, que foi repassado para o governo federal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/Divulgação

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram, nesta segunda-feira (24/07), a construção de um novo campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no Complexo do Alemão. A instalação do equipamento na comunidade da Zona Norte foi possível devido à desapropriação de um terreno, promovida pelo município, que foi repassado para o governo federal. 

“Este é um momento superimportante, tem alguns anos que esperamos a vinda do IFRJ para a cidade. Foi um compromisso que o presidente Lula assumiu durante a campanha e agora está cumprido“, afirmou Eduardo Paes, que assinou o documento de desapropriação do terreno.

O IFRJ, instituição federal de ensino público e gratuito, atua em diferentes níveis e modalidades de ensino, com opções desde a formação inicial e continuada, ensino técnico de nível médio, graduação e até pós-graduação lato e stricto sensu. Com atuação em 14 municípios do Estado do Rio, atualmente agrega mais de 16 mil estudantes e oferece cerca de 150 cursos. O campus da Zona Norte será erguido na Avenida Itaoca, número 1.776.

Vim conhecer de perto o Complexo do Alemão e o local onde ficará localizado o IFRJ. Essa era uma luta da comunidade e um compromisso do presidente Lula com a educação. Os institutos federais são muito importantes para a formação da qualidade técnica e graduação dos nossos jovens. Estou muito feliz de estar aqui hoje para dar essa notícia importante“, disse o ministro Camilo Santana.

Advertisement

Por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), a iniciativa da Prefeitura tem por objetivo promover a inclusão e o acesso igualitário à educação e beneficiar pessoas de todas as faixas etárias. Além de ampliar as oportunidades educacionais e garantir que ninguém seja excluído do processo de aprendizagem.

Um novo IFRJ vai ser muito importante para a cidade, principalmente para a população que mora no Complexo do Alemão e nas imediações. É uma escola técnica profissional de alta qualidade. Vamos ter muitas parcerias com esse projeto de qualificar nossa população para a área de tecnologia. Isso é algo que a Prefeitura já vem fazendo com os Ginásios Experimentais Tecnológicos e com as Naves do Conhecimento, mas agora podemos dar um passo além com essa integração com o IFRJ“, destacou a secretária de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

O anúncio da construção do novo campus do IFRJ ocorreu ao lado da Nave do Conhecimento Nova Brasília, no Complexo do Alemão. O reitor da instituição Rafael Almada destacou estar feliz por atender um pedido que há muitos anos foi feito pela comunidade. 

“O campus do Complexo do Alemão do IFRJ não é um projeto novo. Retomamos esse diálogo na nossa gestão da reitoria para, efetivamente, consolidar uma unidade que possa contribuir com o desenvolvimento local e pensar em ensino técnico, graduação e pós-graduação na região. Ficamos muito felizes em poder dar andamento a essa discussão, como os cursos que serão oferecidos“, frisou o reitor do IFRJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Complexo do Alemão vai ganhar novo campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui