Compra e venda de imóveis: Zona Norte do Rio abriga os 3 bairros que mais valorizaram em 2023

Entre janeiro e dezembro, apenas três endereços valorizaram acima de 10% na capital fluminense, e isso se deve ao esperado retorno ao ensino presencial, e a projetos da prefeitura que aquinhoarão bairros como a Piedade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Extra

Um levantamento realizado pela pela imobiliária online  Loft veio mostrar algo que os pessimistas de plantão sobre a segurança da cidade nunca poderiam prever: três bairros da Zona Norte do Rio estão no topo do ranking das 10 regiões cujos imóveis mais se valorizaram para a compra e venda de imóveis em 2023. O pódio da lista é composto pelos bairros Praça da BandeiraPiedade Cidade Universitária.

A pesquisa aponta que a média do preço do metro quadrado pedido nos três endereços teve alta superior a 10% entre janeiro e dezembro do último ano, chegando a 16,7% na Praça da Bandeira (veja a tabela completa abaixo). Na cidade como um todo, o aumento no preço por metro quadrado foi de 2,4%, bem inferior ao grande saldo ocorrido nos três locais. “A Piedade vai ganhar um lindo parque que deve valorizar bastante o local que sempre foi impulsionado pelas atividades da falida Universidade Gama Filho, com cujo fim sofreu toda a região. Certamente o local vai ficar agradável e atrair muitos moradores, sendo certo que se torna um grande investimento. Comprar na baixa é o que fazem os mais bem sucedidos investidores imobiliários”, diz Domingos Fernandes, diretor da Sergio Castro Imóveis, que tem um time especializado em bairros que devem sofrer valorização. A empresa apostou e ganhou, ao abrir sua sede no Porto Maravilha em 2008.

Já há alguns anos, o Praça da Bandeira se beneficia da chegada de condomínios-clube, antes exclusivos de bairros como Recreio Barra da Tijuca. Essa mudança na oferta de imóveis à venda na região segue atraindo novos moradores, interessados no custo-benefício oferecido”, destaca Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft. “Já a valorização no Cidade Universitária ainda parece ser um reflexo da volta às aulas presenciais, que marcou o ano letivo de 2023″, completa.

Apenas outros dois bairros apresentaram valorização acima de 5% no ano. Barra da Tijuca (6,7%) e Jacarepaguá (5,4%).

Advertisement

A Barra chegou a liderar os lançamentos imobiliários no Rio no terceiro trimestre de 2023 e tem atraído incorporadoras e compradores de imóveis de luxo, o que ajuda a explicar a valorização ao longo do ano. É um bairro com um modelo consolidado de condomínios com serviços e lazer, onde o preço do metro quadrado é mais atrativo do que no Leblon e em Ipanema“, conclui Takahashi.

Apesar da valorização, a média dos preços por metro quadrado nas três regiões que mais valorizaram – Praça da Bandeira, Piedade e Cidade Universitária – segue abaixo do praticado nos bairros mais caros do Rio, o que é absolutamente normal, por estarem em regiões mais ligadas ao segmento econômico.

No último mês, o metro quadrado de um apartamento à venda na Praça da Bandeira custava, em média, R$ 8,3 mil. Já no Leblon, que tem o endereço mais caro da cidade, o valor médio é de R$ 22 mil por metro quadrado (veja a tabela completa abaixo).

Para a pesquisa, a empresa analisou bairros com ao menos 2,5 mil anúncios mensais ativos na cidade do Rio de Janeiro, entre janeiro e dezembro do ano passado.

Bairros que mais valorizaram em 2023 no Rio de Janeiro

Sem titulo 29 Compra e venda de imóveis: Zona Norte do Rio abriga os 3 bairros que mais valorizaram em 2023

Bairros com maior preço do m2 em dez/2023 no Rio de Janeiro

Sem titulo 30 Compra e venda de imóveis: Zona Norte do Rio abriga os 3 bairros que mais valorizaram em 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Compra e venda de imóveis: Zona Norte do Rio abriga os 3 bairros que mais valorizaram em 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui