No dia 26 de dezembro, a Praia de Copacabana, será palco de uma das celebrações mais emblemáticas da comunidade judaica: o acendimento do hanukkiah, um candelabro de nove pontas, que marca o início do Hanukkah, também conhecido como o Festival das Luzes. Com uma altura de seis metros, a impressionante escultura será instalada entre as ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara, e promete iluminar a orla carioca com uma programação cultural.
Às 18h, a chama do hanukkiah será acesa, acompanhada por apresentações teatrais e circenses. A promoção é da Sinagoga Beit Lubavitch, com o apoio da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj).
O Significado do Hanukkah
O Hanukkah é uma das celebrações mais importantes para os judeus e é comemorado por oito dias, começando após o pôr do sol do 24.º dia do mês judaico de Kislev. A festa rememora a rededicação do Templo de Jerusalém, quando, após uma grande vitória militar, o milagre de uma pequena quantidade de óleo que durou oito dias foi celebrado. Assim, o hanukkiah, com sua luz e simbolismo, remonta a esse evento histórico e espiritual.
A palavra “Hanukkah” tem origem no hebraico e significa “educar” ou “inauguração”, refletindo o caráter de renovação e aprendizado desta festividade. O principal símbolo do Hanukkah é o candelabro de nove pontas, o hanukkiah, com a ponta central, conhecida como shamash, mais elevada que as outras. Durante os oito dias de celebração, uma vela é acesa a cada noite, representando tanto a vitória espiritual quanto o milagre que a festividade celebra.