Concertos Rio Colonial de Janeiro acontece nesta semana na Gávea e em Paraty

A entrada é gratuita. Os concertos apresentarão programas voltados para a música barroca, clássica e popular

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Planetário do Rio de Janeiro, na Gávea - Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação

Nesta terça e quarta-feira, dias 30 e 31/5, o Rio e Paraty receberão a estreia da série de concertos Rio Colonial de Janeiro em caráter presencial, depois de uma edição digital gravada e transmitida pelo Youtube em 2021. A entrada é gratuita. O Planetário do Rio, na Gávea, sede da programação carioca, e o Cinema da Praça, no centro histórico de Paraty, serão palcos para as apresentações de artistas da música de concerto, com foco na música de câmara, reunindo formações musicais intimistas como duos, trios e pequenos ensembles (grupos de músicos). Os concertos apresentarão programas voltados para a música barroca, clássica e popular.

Na Fundação Planetário do Rio, as apresentações ocorrerão na Cúpula Carl Sagan, sob a projeção de constelações e planetas. Em cartaz (30/05, às 17h), o Chroma Brass, formado por músicos do sul-fluminense, grupo de metais que reúne tuba, trombone, trompa e dois trompetes. No repertório, brasileiros como Villa-Lobos, Pixinguinha e Francisco Mignone, entre outros.

Em seguida (19h), o Planetário receberá a soprano Chiara Santoro, vencedora do VII Concurso Principessa Trivulzio como “Melhor Intérprete”, em Milão. Ao acordeon, Tibor Fittel, também compositor, arranjador e pianista. O programa escolhido pelo duo traz compositores de transição entre o erudito e o popular, como Chiquinha Gonzaga e o próprio Heitor Villa-Lobos.

“É uma grande oportunidade para oferecer música de concerto a um público que, em geral, tem na barreira econômica dos ingressos caros uma dificuldade de acesso a essas formas de arte. É uma importante iniciativa em prol da democratização da cultura“, disse Renan Uccelli, presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.

Advertisement

Já em Paraty (31/05, às 20h), a série Rio Colonial de Janeiro trará a mezzo-soprano Daniela Mesquita, premiada no Brasil e no exterior, acompanhada pelo violonista Fábio Nin, vencedor do Prêmio Shell de Teatro de 2008 pelo trabalho como diretor musical de “É samba na veia, é Candeia”. O programa reúne canções populares espanholas e poemas dos mestres Manuel de Falla e García Lorca.

A direção artística de Rio Colonial de Janeiro é da curadora Lu Araújo. O projeto foi premiado no maior edital da cultura fluminense, o “Retomada Cultural RJ 2”, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O espírito da série Rio Colonial de Janeiro é exatamente o de aguçar os sentidos da plateia, promovendo de forma democrática a ligação da música com a beleza do patrimônio cultural do Rio e Paraty, em um ambiente descontraído e propício para nos aproximarmos das diferentes manifestações da arte. A série oferece qualidade e conceito e é gratuita para o público”, afirmou Lu Araújo, curadora do Rio Colonial de Janeiro.

SERVIÇO

Rio Colonial de Janeiro

30 e 31 de maio de 2023

Locais: Planetário do Rio (30/5, a partir das 17h), no Rio e Cinema da Praça, em Paraty (31/5, a partir das 20h)

Entrada Franca, com distribuição de senhas para a programação no Planetário do Rio e do Cinema da Praça. Ingressos disponíveis 1h antes do início de cada concerto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Concertos Rio Colonial de Janeiro acontece nesta semana na Gávea e em Paraty
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Concertos Rio Colonial de Janeiro acontece nesta semana na Gávea e em Paraty
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui