A concessionária Iguá, em parceria com a SOS Lagoas, promove neste domingo (03), um mutirão de limpeza para a retirada de lixo e outros resíduos das margens da Lagoa de Jacarepaguá, no âmbito das comemorações do Dia do Pescador (29/06). A Ação, que contará com a participação de vários pescadores, faz parte do conjunto de contrapartidas ambientais relacionadas à revitalização do Complexo, que contará com investimentos de R$ 250 milhões por parte da Iguá, conforme cláusula do Contrato de Concessão firmado.
Somente das margens da Lagoa de Camorim, localizada entre as lagoas da Tijuca e de Jacarepaguá e importante corredor ecológico, foram retirados pela Iguá mais de 120 toneladas de resíduos sólidos, em 4 meses de operação plena.
A gerente de Responsabilidade Social da Iguá, no Rio de Janeiro, Zilma Ferreira, explicou que, para a pronta recuperação do complexo lagunar de Jacarepaguá, é necessário que moradores da região e pescadores, que lidam diariamente com este ecossistema, se engajem nas ações de limpeza e proteção das águas locais.
“O serviço de saneamento básico depende não só de um trabalho conjunto com outros agentes públicos, mas também do compromisso da população com a preservação ambiental. Isso inclui o uso consciente da água e da ligação das casas às redes de coleta disponíveis. Por este motivo, a Iguá promove ações socioambientais como essa, de conscientização e educação para implementar a cultura do saneamento, mostrando sua relação direta com a saúde e a qualidade de vida”, explicou Zilma Ferreira.
CEDAE mandou lembranças lá da catacumba. Teve 50 anos e não universalizou nem a água nem o esgoto.