Concessionárias e especialistas debaterão gestão hídrica e a “Concessão Cedae” no SANEA-Rio

Evento celebrará os 20 anos do Guandu e reunirá, pela primeira vez desde abril de 2021, as empresas vencedoras do leilão bloco 3 da Cedae

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A preocupação em contribuir para a elaboração de normas técnicas e projetos de lei relacionados ao setor motivou a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio de Janeiro (Abes Rio) a promover o primeiro evento técnico do Estado para debater cases e soluções para o setor. Trata-se do SANEA-Rio – Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente, que será realizado nos dias 13 e 14 de abril, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O Rio de Janeiro precisa aprofundar as discussões de como direcionar investimentos do edital da ‘Concessão Cedae’, relativa aos serviços de distribuição de água e coleta de esgotos. Exemplo disso é a Baía de Guanabara, que sofre por não ter um planejamento ambiental para que os esgotos e resíduos despejados irregularmente no seu entorno sejam coletados e tratados, permitindo a despoluição do cartão postal”, explica Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da Abes Rio. Ele destaca que “o SANEA-Rio oferece esse ponto de encontro”.

O evento, que celebrará o aniversário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, responsável por realizar a gestão desses recursos hídricos, apresentará diferentes mesas para debater soluções e apresentar cases de sucesso de despoluição pelo Brasil. Alguns exemplos são o do Rio Pinheiros, em São Paulo (SP), o Copasa, com a Lagoa da Pampulha de Belo Horizonte (MG), e o Pro Lagos, com o complexo lagunar da carioca Saquarema (RJ).

A iniciativa busca traçar caminhos para a realização de projetos semelhantes no Estado do Rio, levando a público os benefícios econômicos da expansão do saneamento e as tecnologias mais eficazes a curto prazo. Dentre estas, enfatiza-se o exemplo do modelo “Captação de tempo seco”, como solução complementar ou transitória, com a utilização da rede pluvial para escoamento de esgotos.

Desde julho de 2020, quando sancionado o Marco Legal do Saneamento, ferramenta eficaz para a atração de investimentos para obras e projetos de saneamento básico no Brasil, foram realizados leilões de concessão para permitir investimentos e beneficiar milhões de pessoas. No Rio, o leilão do bloco 3 da Cedae, formado por 21 cidades e bairros da Zona Oeste carioca, arrecadou mais de R$ 4,7 bilhões para universalizar os serviços de água e esgotamento sanitário. 

Miguel Alvarenga reitera que o SANEA Rio é a oportunidade inédita de reunir profissionais, instituições, empresas, estudantes e interessados em capacitação profissional, para gerar discussões sobre os desafios do novo modelo de concessão dos serviços no setor, além de aproximar os diversos players relacionados à área.

Vamos nos debruçar sobre o ‘tempo seco’ como estratégia de recuperação dos corpos hídricos, em um grande encontro técnico, um evento com potencial para ser recorrente no calendário anual do Rio de Janeiro”, afirma o presidente da Abes Rio.

O seminário será híbrido (presencial e online), nos dias 13 e 14 de abril. O apoio e patrocínio são do Comitê Guandu, Águas do Rio, Grupo Águas do Brasil, Iguá Saneamento, Cedae, Faperj e Firjan, com destaque para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu estar completando 20 anos no dia 3 de abril.

Programação SANEA Rio – 13 de abril

A abertura acontecerá às 9h30 e será conduzida pelo velejador e medalhista olímpico Lars Grael. Estão convidados para compor a mesa estreante: Claudio Castro, governador do Rio de Janeiro; André Luiz Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj); Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da Abes; e Vladimir Macedo, conselheiro e vice-presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa).

Às 10h30, haverá mesa especial para discutir os “20 anos Guandu – História e Projetos Futuros”, com a participação de: Hendrik Mansur, engenheiro agrônomo da The Nature Conservacy, reconhecida Organização Não Governamental (ONG) que busca conciliar as necessidades da natureza com o crescente aumento da população humana; e representantes do Comitê Guandu.

Após a pausa do almoço, às 13h será a vez da mesa “Benefícios econômicos da expansão do saneamento no Rio de Janeiro” para apresentar estudo inédito sobre o impacto do saneamento na melhoria econômica do Rio de Janeiro, com presença de: Luana Siewert Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que promove avanços do saneamento básico e a defesa dos recursos hídricos do País; e Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação (DSG) da Cedae.

Às 14h, a mesa “Tecnologias e Soluções em Saneamento” trará as inovações em saneamento, com destaque para a CEDAE e cases de engenharia a respeito do sistema Guandu e a maior estação de tratamento de água do mundo em produção contínua, em consonância com a Energy & Utilities, empresa que apresentará exemplos de aplicação do conceito de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance / Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa) no saneamento. A conversa será entre: Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação (DSG) da Cedae, e João Leoni, gerente comercial de Energy & Utilities.

A conversa técnica será às 15h30, no encontro “Captações de Tempo Seco – Conceitos Técnicos Aplicados Mundialmente” com várias mesas e participação de especialistas renomados do Brasil e do mundo. Participam: Isaac Volschan, engenheiro sanitarista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e, para contribuir com a ótica internacional, Leonor Amaral, engenheira sanitária e professora da Universidade Nova de Lisboa (UNL), além da Diana Figueiredo, coordenadora de Operação da Águas do Tejo Atlântico (AdP).

Programação SANEA Rio – 14 de abril

Haverá um encontro às 9h para dar continuidade as discussões técnicas pela mesa “Captações de Tempo Seco – Projetos para o Rio de Janeiro” reunindo, pela primeira vez, as três concessionárias vencedoras do edital da Cedae, Águas do Rio, Águas do Brasil e Iguá Saneamento, representadas por seus diretores, para abordar a aplicação do ‘Tempo Seco’ no Rio de janeiro.

Captações de Tempo Seco – Projetos no Brasil”, às 11h, contará com diversos cases: Sabesp, com o Rio Pinheiros da cidade de São Paulo (SP); Copasa, com a Lagoa da Pampulha de Belo Horizonte (MG); e Pro Lagos com o complexo lagunar da carioca Saquarema (RJ) para mostrar atividades capazes de revitalizar os corpos hídricos no País. Representantes das empresas irão explicar as especificidades de cada projeto.

A mesa das 13h30 será a “Captações de Tempo Seco – Conceitos Econômicos e Legais” com representantes do poder público e autoridades. Estarão presentes: Leandro Frota, diretor de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da OAB; Murilo Bustamante, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ); Paulo Ganime, deputado federal e pré-candidato a governador do Rio de Janeiro pelo partido Novo; e Luiz Paulo, deputado estadual da Alerj.

A última mesa da programação será a “Captações de Tempo Seco – Conceitos Regulatórios e Econômicos” às 15h30 com especialistas experientes e representantes das agências reguladoras no Brasil. Com presença de: Jorge Werneck, diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa); Irene Guimarães Altafin, superintendente de Regulação de Serviços de Saneamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Karla Bertocco, ex-presidente da SABESP; Marcia Carla Pereira Ribeiro, residente do Conselho de Administração da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); e Luana Pretto do Trata Brasil.

Serviço: 1º SANEA-Rio – Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente
Data: 13 e 14 de abril
Tipo de evento: Online e presencial
Programação: https://sanearioabes.com.br/programa/
Local: Sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Av. Graça Aranha, 1 – Centro
Mais informações: https://sanearioabes.com.br/

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Concessionárias e especialistas debaterão gestão hídrica e a “Concessão Cedae” no SANEA-Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui