Concurso ‘Comida di Buteco’ é declarado patrimônio cultural e gastronômico do RJ

Nova lei, de autoria da deputada Verônica Lima (PT), foi sancionada pelo Governo do Estado e publicada em Diário Oficial nesta terça (04/06)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
''Ousadia'', petisco do Bar do David no Comida di Buteco 2022 - Foto: Foto: Divulgação/Fernando Salles

O Governo do Rio de Janeiro sancionou uma lei que declarada o concurso Comida di Buteco como Patrimônio Cultural, Gastronômico e Imaterial do Estado.

A nova norma, número 10.396/2024 e de autoria da deputada Verônica Lima (PT), foi publicada em Diário Oficial nesta terça-feira (04/06).

Considerado um dos principais concursos culinários do país, o Comida di Buteco nasceu da iniciativa dos radialistas Eduardo Maya, João Guimarães e Maria Eulália Araújo, que atuavam na extinta Rádio Geraes.

Advertisement

Em 2000, em Belo Horizonte, capital de MG, eles lançaram a proposta como forma de valorizar a cozinha de raiz e os botecos da região.

Presente no RJ há 15 anos, o Comida di Buteco integra a cultura popular e incentiva milhares de fluminenses a consumirem a gastronomia local.

Anualmente, de abril a maio, é realizada a competição entre bares, que serve de pretexto para visitar diversos estabelecimentos, em mais de 20 cidades brasileiras, em busca dos petiscos mais gostosos.

A votação leva em consideração quatro fatores determinantes: higiene, temperatura da bebida, atendimento e, principalmente, o sabor do petisco. Os vencedores são decididos não só por jurados especializados, mas também pelos consumidores.

”O Comida di Buteco merece o título em função de ser uma atividade cultural e histórica. A gastronomia é parte importante da nossa história, é patrimônio do povo. Além disso, ele está movimentando muito a economia em todos os lugares onde têm bares do concurso. É fila na porta, geração de emprego e até os estabelecimentos vizinhos estão se beneficiando”, diz Verônica Lima, que preside a Comissão de Cultura da Alerj.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Concurso 'Comida di Buteco' é declarado patrimônio cultural e gastronômico do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui