As provas do Concurso Público Nacional Unificado, considerado o “Enem dos concursos”, foram adiadas. A aplicação aconteceria neste domingo (05/05). O adiamento estava sendo avaliado pela equipe ministerial do governo diante da situação de calamidade no Rio Grande do Sul, provocada peças fortes chuvas na região.
Um nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, cuja pasta está à frente na organização do concurso, chegou a consultar o advogado-geral da União, Jorge Messias, sobre as providências jurídicas que podem ser tomadas sobre o caso.
O Concurso Público Nacional Unificado selecionará candidatos para 80 carreiras em mais de 20 órgãos públicos do governo federal, incluindo ministérios, fundações, agências reguladoras e institutos de pesquisa. Há vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.
A prova conta com perguntas objetivas, comuns a todos os candidatos, e objetivas e dissertativas específicas do bloco escolhido.