Confeiteiras do RJ se unem para ajudar profissionais do RS que perderam tudo com as chuvas

Objetivo da ação é ajudar no recomeço da vida profissional dos empreendedores assim que a vida normal for retomada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Divulgação campanha S.O.S. Rio Grande do Sul)

Confeiteiras do Rio de Janeiro criaram uma campanha para ajudar as vítimas da tragédia climática que atinge o estado do Rio Grande do Sul. A ação, composta por um grupo com 35 profissionais, pretende arrecadar itens de confeitaria que serão doados para os moradores da região afetados pelas enchentes. O intuito é que as doações possam ajudar os confeiteiros gaúchos a retomar a vida profissional no futuro.

A iniciativa, batizada de SOS Rio Grande do Sul, é idealizada pelas confeiteiras cariocas Luiza Amorelli e Giulia Tojeiro, e está recebendo doações de equipamentos, utensílios de cozinha e confeitaria, formas, embalagens e batedeiras (novos ou usados, que estejam em bom estado). Além disso, a ação também está arrecadando qualquer material de suporte para que os confeiteiros possam voltar a trabalhar quando a água baixar. Segundo as organizadoras, a arrecadação de insumos ainda não acontecerá neste momento, mas está nos planos da iniciativa.

Os itens podem ser doados em mais de 30 pontos de coletas espalhados pelo Rio (capital), Niterói, Baixada Fluminense, Região Serrana e Região dos Lagos (veja os endereços abaixo).

Nesta etapa, o projeto também está em busca de empresas e pessoas influentes do ramo de confeitarias e gastronomia em geral que possam, não só divulgar a ação, mas que também contribuam com as doações. Mesmo nessa primeira etapa, o grupo já arrecadou uma quantidade considerável de materiais. A expectativa é de que num prazo de duas a três semanas, os itens angariados possam encher até três caminhões.

Advertisement

O envio dos utensílios, contudo, ainda carece de transporte. O objetivo das organizadoras é conseguir fechar parcerias com empresas do setor para que as mesmas possam levar os itens arrecadados até o Rio Grande do Sul. A ideia é que esses itens sejam recebidos por confeiteiras que moram nas áreas afetadas. Elas irão fazer a distribuição para os mais necessitados, mediante a um cadastro.

Ao DIÁRIO DO RIO, a empresária Giulia Tojeiro, da confeitaria 2G Cakes, conta como surgiu a ideia de reunir confeiteiras do Rio para poder ajudar os pequenos e médios empresários do Rio Grande do Sul quando chegar o momento da retomada dos negócios.   

Eu vi um post que viralizou de uma confeiteira do Sul que perdeu tudo. Vendo aquilo, eu lembrei do meu início, que mesmo com todos os privilégios que eu tinha, e ainda tenho, foi difícil, e então pensei em arrecadar material de confeitaria para mandar para essas pessoas. A ideia foi sempre arrecadar material de confeitaria, não de pedir dinheiro, nada disso. A gente, claro, vai fazer esse envio mais para frente, mas precisamos desse período de arrecadação. Foi então que a gente começou a mobilizar alguns confeiteiros aqui do Rio pra poder criar os pontos de arrecadação“.

Já Luiza Amorelli, da confeitaria Caramelle Lu, que também encabeça o projeto, revela que a preocupação em garantir o mínimo de condições para que os profissionais pudessem retornar aos trabalhos, depois da tragédia climática, foi a mola propulsora para a criação da iniciativa.   

“A gente já tinha feito um pouco da nossa parte com relação às ajudas emergenciais e tudo que estava sendo necessário agora, seja com divulgação, ou ajuda financeira. Contudo, nós ficamos preocupadas com o futuro dessas pessoas, pensando justamente no nosso começo. Começar já é difícil, imagina recomeçar diante de todas essas circunstâncias.

Confira os pontos de coleta

Zona Oeste

Freguesia: @caramellelu
Valqueire: @atelierpauladias
Realengo: @docemelconfisserie
Vargem Pequena: @docemelconfisserie
Taquara: @manamonadoceria
Guaratiba: @lizdelicias
Rio Centro: @nandaduarte_artedoce
Campo Grande: @thenewcakes
Campo Grande: @millionspop
Bangu: @_docesdathami


Zona Norte

Piedade: @proponereconfeitaria
Bento Ribeiro: @browniepfvr
Maracanã: @umbigonofogao
Lins de Vasconcelos: @gallosweet
Maria da Graça: @encantos.sabores
Meier: @reginafernandac
Vila da Penha/ Vista Alegre: @beatrizpiresconfeitaria
São Cristovão: @dolcealoise
Ilha do Governador: @barbaracelestrinicakes
Fundão : @barbaracelestrinicakes
Bonsucesso: @doceriiadatete
Tijuca: @rafaelbarbudapatisserie

Zona Sul

Flamengo: @gamôconfeitaria
Copacabana:@bejuemagi

Região Metropolitana

São Gonçalo/Niterói: @milaejajagourmet
Itaipuaçu e Marica: @Carlabolosartesanais
Itaipuaçu e Marica: @confrariadaresina

Região Serrana

São José do Vale do Rio Preto/ Teresópolis: @confeita_cake
Petrópolis: @forelledoceria

Região dos Lagos

Cabo Frio: @andressaaguiar.confeitaria
Saquarema: @docurasdamari_
Rio das Ostras: @doces_atelierbemmequer

Baixada Fluminense

Nova Iguaçu: @jugomes.confeitaria
Nova Iguaçu: @cookiesmagicos_
Nilópolis: @brunaviannaconfeitaria
Duque de Caxias: @gijochocolates
São João de Meriti: @deliciarteconfeitariaa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Confeiteiras do RJ se unem para ajudar profissionais do RS que perderam tudo com as chuvas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui