Confira a programação da Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, para a festa do padroeiro

De quarta-feira (19/04) até domingo (23/04), a programação pretende atrair cerca de 1,5 milhão de devotos do Santo Guerreiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Igreja Matriz de São Jorge - Quintino | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, Zona Norte do Rio, espera receber, no domingo (23/04), cerca de 1,5 milhão de fiéis durante as celebrações do dia do Santo Guerreiro. A paróquia, famosa por promover a maior festa dedicada ao santo na América Latina, contará com uma programação especial, que se inicia a partir desta quarta-feira (19/04).

Instituído pela Arquidiocese, como o santo do ano de 2023, o padroeiro do Estado do Rio de Janeiro, receberá, a partir desta data, até sexta-feira (21/04), a abertura do Tríduo de São Jorge, trazendo reflexões, a partir das 19h. No sábado (22/04), véspera do dia especial, as missas serão celebradas às 17h e às 19h.

No domingo (23/04), a igreja dará início aos festejos às 3h30 com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Logo em seguida, por volta das 4h, a fachada ganhará novas cores com um espetáculo de projeção mapeada e show de luzes. A apresentação antecede a tradicional queima de fogos e a missa solene da Alvorada de São Jorge, às 5h.

Responsável pela Igreja Matriz de São Jorge, o Padre Dirceu Rigo, destaca que a Alvorada será marcada por um momento de muita emoção, uma surpresa preparada para os devotos. “Uma surpresa lindíssima acontecerá antes da missa das 5h, algo nunca visto em nossa igreja e que vai se tornar inesquecível. Vale a pena viver esse momento conosco, aqui em Quintino”, afirmou.

Advertisement

Em relação a tradicional procissão, a concentração terá início às 15h, com a oração do terço, e na sequência, às 16h, a imagem será transladada pelas ruas do bairro. E para por fim às homenagens ao Santo Guerreiro, haverá apresentação de um grupo de teatro formado por jovens da igreja, além da missa de encerramento, que se dará às 20h30.

Como em todos os anos, a Igreja Matriz receberá autoridades para a missa celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani Tempesta, além do Governador, Cláudio Castro e do Prefeito Eduardo Paes.

Planejamento Operacional:

Para garantir a organização da Festa de São Jorge, a Subprefeitura da Zona Norte, em parceria com o Centro de Operações Rio, idealizou um plano estratégico, com o objetivo de minimizar os possíveis impactos na rotina da cidade. Para isso, haverá fiscalização de ambulantes, limpeza urbana e monitoramento do trânsito da região.

Para a celebração, onze foodtrucks estarão à disposição do público; oito banheiros químicos serão colocados na parte externa da igreja, além de mais de seis na área interna da paróquia; haverá um espaço kids, com brinquedos para divertir a criançada; um bolsão de táxi será montado na altura do número 780 da Rua Clarimundo de Melo e um outro só para carros de aplicativo em frente ao número 680, exatamente nos pontos onde a via estará interrompida ao tráfego; além disso, refletores também serão instalados em frente à igreja, da Rua Saçu até a Rua Garcia Pires e da esquina da Rua Mitão até a Rua Lemos de Brito.

Dia e Horários:

  • Dia 19/4 – 19h (Santa Missa);
  • Dia 20/4 – 19h (Santa Missa);
  • Dia 21/4 – 19h (Santa Missa);
  • Dia 22/4 – 17h (Santa Missa); 19h (Santa Missa);
  • Dia 23/4 – 3h30 (Adoração ao Santíssimo); 5h (Santa Missa de Alvorada); 7h (Santa Missa); 8h (Santa Missa); 9h (Santa Missa); 10h (Santa Missa das Autoridades); 11h30 (Santa Missa); 12h30 (Santa Missa); 13h30 (Santa Missa); 15h (Santo Terço); 16h (Procissão); 16h30 (Santa Missa); 17h30 (Santa Missa); 18h30 (Santa Missa); 19h40 (Teatro São Jorge); 20h40 (Santa Missa de Encerramento)

Serviço: Festa de São Jorge

  • Igreja Matriz São Jorge
  • Endereço: Rua Clarimundo de Melo, 769, Quintino
  • Telefone: 21 2596-0388

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Confira a programação da Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, para a festa do padroeiro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Confira a programação da Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, para a festa do padroeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui