Confira como será o esquema de transportes no carnaval do Rio

Para evitar engarrafamentos e ruas interditadas, o DIÁRIO DO RIO reuniu as principais informações divulgadas sobre transporte no Carnaval

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fabio Motta / Prefeitura do Rio

Durante o Carnaval, os transportes coletivos terão esquemas especiais. Para evitar engarrafamentos e ruas interditadas, o DIÁRIO DO RIO reuniu as principais informações divulgadas. Confira:

Metrô

O metrô funcionará 24 horas durante os cinco dias de carnaval. Na prática, as composições vão circular, sem interrupção, a partir das 5h de sexta-feira (09/02) até meia-noite de terça-feira (13/02). Para quem vai à Marquês de Sapucaí ou ao Terreirão do Samba, as estações são Central e Praça Onze. Na terça, o horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze será estendido até a 1h. As demais estações funcionarão apenas para desembarque após meia-noite.

No sábado (17), quando acontece o Desfile das Campeãs, o metrô volta a funcionar na madrugada até as 23h de domingo (18/02).

A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

Advertisement

A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

Metrô na Superfície

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) vão operar das 5h às 23h30, na sexta, sábado e segunda-feira (9, 10 e 12/2). Já no domingo e na terça-feira (11 e 13), o funcionamento será das 7h às 22h30.

Por conta dos blocos, algumas vias podem ser interditadas pela CET-Rio. Nesse caso, pode haver mudança no trajeto dos ônibus e no embarque e desembarque.

Trens

A Supervia vai reforçar a operação dos trens, de sexta até terça, com viagens extras ao longo do dia e nas madrugadas para os ramais Japeri e Santa Cruz (atenderão também as estações do ramal Deodoro) e Saracuruna. A estação Central do Brasil ficará aberta 24 horas até a terça. Durante as madrugadas, todas as outras estações funcionarão somente para desembarque de passageiros.

Na sexta, os trens vão circular com a grade horária de dia útil e haverá a oferta de trens extras após o fim da operação comercial regular, estendendo a circulação ao longo da madrugada. No sábado, os trens vão operar de acordo com a grade horária de sábados, com a disponibilização de trens extras nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna ao longo do dia (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), na madrugada de sábado e após a operação regular.

Já no domingo, segunda e terça, a operação seguirá a grade de domingos e feriados, com acréscimo de viagens para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna ao longo dos dias (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), após a operação regular e nas madrugadas.

Durante a Quarta-feira de Cinzas, a grade de referência será a de sábado e haverá viagens extras ao longo do dia, de acordo com a demanda de clientes. No final do dia também haverá partidas extras da Central e dos terminais. O encerramento da operação será no horário convencional de um dia útil.

Na quinta-feira e na sexta-feira (15 e 16/02), os trens vão circular de acordo com a grade horária de dias úteis, com possíveis ajustes conforme a demanda de passageiros. O encerramento da operação será no horário convencional de um dia útil.

No sábado (17/02), dia do Desfile das Campeãs, os trens vão seguir a grade horária de sábados, com acréscimos de viagens extras ao longo do dia e encerramento no horário convencional de sábado. E no domingo (18/02), será realizada a grade horária de domingos, com acréscimos de viagens extras ao longo do dia e encerramento no horário convencional de domingo.

Barcas

Também haverá operação especial nas Barcas no Carnaval. Na terça-feira, em virtude do feriado de carnaval, será praticada a grade de domingos e feriados em todas as linhas.

Na segunda, a linha Arariboia vai funcionar com a grade de sábados, com viagens a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30, no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h30, no trajeto Rio-Niterói. Confira neste link. A linha Paquetá funcionará na segunda com a grade de fins de semana e feriados, e na quarta-Feira de Cinzas a grade será regular de dias úteis.

As linhas da Divisão Sul, que conectam Angra dos Reis e Mangaratiba a Ilha Grande, funcionarão com a grade de dias úteis na segunda e na Quarta-Feira de Cinzas. Nos três dias, não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá.

VLT

Para atender o público, o VLT Carioca montou uma operação especial. No sábado, as Linhas 1 (Santos Dumont x Praia Formosa) e 2 (Praça XV x Praia Formosa) terão o início de circulação antecipado em uma hora: os trens passarão a circular a partir das 5h para dar suporte aos turistas que chegam à cidade pela Rodoviária. Já a Linha 2 fará serviço provisório (Praia Formosa x Colombo), das 5h às 13h, já que há programação de blocos na Avenida Primeiro de Março até a Praça XV pela manhã, que inviabilizam a circulação dos trens.

No domingo e na segunda, todas as linhas irão circular em horário e trajetos normais: Linha 1 (Praia Formosa x Santos Dumont); Linha 2 (Praia Formosa x Praça XV) e Linha 3 (Central x Santos Dumont). Na terça, último dia de folia, a Linha 2 vai operar das 6h às 13h com serviço provisório (Praia Formosa x Colombo). Após esse horário, a circulação seguirá normal (Praia Formosa x Praça XV).

E, na Quarta-Feira de Cinzas, a circulação seguirá com trajetos normais e intervalos médios de 15 minutos, como nos fins de semana.

Ônibus

As linhas de ônibus que passam por áreas interditadas no entorno do Sambódromo sofrem modificações. As linhas que vêm das zonas Norte e Oeste com destino ao Centro e à Zona Sul, e que trafegam pela Avenida Presidente Vargas, farão desvio pela Rua Itapiru, no Rio Comprido. Já as que vêm da Zona Sul e do Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Av. Brasil, e que trafegam pela Rua Frei Caneca, farão desvio pela Praça da República e devem seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

As mudanças de cada linha podem ser consultadas através deste link.

Táxi 

Para quem optar por ir embora de táxi, haverá bolsões de táxi credenciados espalhados pelas redondezas do Sambódromo, com intuito de facilitar a locomoção dos foliões para a ida e volta para suas casas. Um bolsão de táxi estará localizado na Avenida Salvador de Sá, ao lado do Batalhão de Choque e o outro, na mesma Avenida, sob o viaduto Trinta e Um de Março.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Confira como será o esquema de transportes no carnaval do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui