Confira o esquema especial dos transportes públicos para o Réveillon de Copacabana

As concessionárias MetrôRio, Barcas e SuperVia divulgaram o esquema especial para a festividade do Ano Novo, detalhando itinerários, intervalos, linhas e funcionamento das estações

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Réveillon 2020 em Copacabana - Foto: Alex Ferro/Riotur

As principais operadoras de transporte público no Rio de Janeiro – MetrôRio, Barcas e SuperVia – se organizaram para oferecer um esquema especial durante as festividades de Réveillon de Copacabana. Os detalhes de cada modalidade de transporte para essa ocasião podem ser conferidos abaixo:

MetrôRio

O MetrôRio montou uma operação especial para garantir a mobilidade dos passageiros durante as festividades do fim de ano. O esquema fornecido suprirá a demanda durante a virada do ano, proporcionando acesso facilitado e uma viagem segura para os usuários.

A operação especial terá início às 19h do domingo (31/12) e se estenderá até as 5h da segunda-feira (01/01). No período, será obrigatório o uso do cartão especial para todos os passageiros. As adaptações incluem ajustes nas rotas dos trens, garantindo a abrangência de transporte necessária para o evento.

Nos dias 31/12 e 01/01, a Linha 2 circulará da Pavuna – General Osório/Ipanema, enquanto as Linhas 1 e 4 manterão o trajeto Uruguai – Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. É importante destacar que das 00h até as 7h do dia 01/01, apenas algumas estações específicas estarão abertas para embarque: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório e Jardim Oceânico. Para transferência entre as Linhas 1 e 2 durante esse período, a orientação é realizar a mudança entre as estações da Central do Brasil e Cantagalo.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

No dia 31/12, os últimos trens partirão das estações Botafogo, Antero de Quental e Gávea às 18h. Já no dia 01/01, o serviço voltará a operar, porém em esquema de feriado das 7h às 22h30. É importante ressaltar que entre 16h do dia 31/12 e 7h do dia 01/01, não será permitido o embarque de bicicletas, pranchas de surfe, volumes grandes, sacos de gelo e garrafas de vidro.

Barcas

Na segunda-feira (01/01) a CCR Barcas também realizará uma operação especial para atender aos passageiros que utilizam os serviços de travessia entre Niterói e Rio de Janeiro. A programação desse dia seguirá a mesma grade horária adotada nos domingos e feriados, especificamente na Linha Arariboia.

As travessias ocorrerão a cada 60 minutos nos seguintes horários: das 5h30 até 23h30 no sentido Niterói-Rio e das 6h até 23h no trajeto Rio-Niterói. É importante ressaltar que as Linhas Charitas e Cocotá não estarão operando nesse dia. Já a Linha Paquetá estará funcionando, porém seguirá a grade de horários adotada nos fins de semana e feriados.

SuperVia

A SuperVia também preparou uma operação especial visando atender aos passageiros durante as viagens de Réveillon. O esquema a a abaixo detalha das adaptações que serão realizadas no domingo (31/12) e segunda-feira (01/01).

No domingo (31/12) as viagens no Ramal Belford Roxo seguirão a programação regular de domingo. Para o Ramal Saracuruna/Gramacho, até as 15h, ocorrerá a troca de composição na estação da Penha. E após esse horário, a grade de horários será equivalente à aplicada aos domingos, enquanto nos Ramais Japeri e Santa Cruz, a programação seguirá o esquema de domingo, mas com a redução dos intervalos de 40 para 20 minutos, entre 16h e 18h.

Já na segunda-feira (01/01), a estação Central do Brasil retomará suas operações às 01h para viagens de volta. O Ramal Belford Roxo manterá sua programação sem alterações. O Ramal Saracuruna fará uma viagem extra, começando a operar com horário antecipado. E além disso, os Ramais Japeri e Santa Cruz terão quatro viagens extras para atender os passageiros que estiverem retornando para casa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Confira o esquema especial dos transportes públicos para o Réveillon de Copacabana

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui