Este domingo (08/12) marca o encerramento da edição 2024 do Campeonato Brasileiro. Na última rodada, dos quatro clubes do Rio de Janeiro que participam da competição, dois já estão praticamente de férias (Flamengo e Vasco da Gama) e dois ainda têm disputas importantes pela frente (Botafogo e Fluminense).
Sobre o Botafogo, líder do Brasileirão, com 76 pontos, um simples empate com o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, garante o título do torneio, que seria o terceiro de sua história (os dois até então foram em 1968 e 1995). Se perder a partida, o Glorioso dependerá que o Palmeiras, 2º colocado, com 73 pontos, não vença o Fluminense, no Allianz Parque, na capital paulista.
Já em relação justamente ao Flu, na 15ª posição, com 43 pontos, um empate diante do Porco garante o time na Série A em 2025. Porém, se perder o duelo, para se salvar, precisará que o Red Bull Bragantino, em 17º lugar, com 41 pontos, tropece diante do já rebaixado Criciúma, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, e/ou o Athletico-PR, 16º colocado, com 42, seja derrotado pelo Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Fla se despede de Gabigol e Vasco tenta o ”impossível”
O Flamengo, na 3ª posição no Campeonato Brasileiro, com 69 pontos, não disputa mais o título e tampouco pode ser alcançado pelo 4º colocado, o Internacional, que tem 65. Com isso, a partida contra o Vitória, no Maracanã, será única e exclusivamente para cumprir tabela e marcará a despedida de Gabigol, grande ídolo do clube nos últimos cinco anos.
Por fim, o Vasco, em 10º lugar, com 47 pontos, já está classificado à Copa Sul-Americana do próximo ano e ainda tem chances matemáticas de alcançar a Pré-Libertadores. No entanto, essa possibilidade é remotíssima. Para tal, seria necessário o Cruzmaltino vencer o Cuiabá, na Arena Pantanal, na capital mato-grossense, torcendo para o Bahia, na 8ª posição, com 50, perder para o Atlético-GO na Arena Fonte Nova, em Salvador, ainda sendo obrigado obrigado a tirar uma diferença de 12 gols de saldo. Paralelamente, o Cruzeiro, 9º colocado, com 49, não poderia derrotar o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Super Mundial
Na última quinta-feira (05/12), a Fifa realizou, em Miami, nos Estados Unidos, o sorteio da primeira edição do Super Mundial de Clubes, que acontece entre junho e julho de 2025, no próprio país norte-americano, e contará com a participação de Botafogo, Fluminense e Flamengo, campeões da Conmebol Libertadores em 2024, 2023 e 2022, respectivamente.
O Alvinegro caiu no Grupo B da competição, com PSG (França), Atlético de Madrid (Espanha) e Seattle Sounders (Estados Unidos). Já o Rubro-Negro estará no Grupo F, com Espérance (Tunísia), Chelsea (Inglaterra) e León (México). Por fim, o Tricolor, no Grupo F, enfrentará Borussia Dortmund (Alemanha), Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) e Mamelodi Sundowns (África do Sul).
Confira, abaixo, todos os grupos do Super Mundial e, neste link, a opinião do DIÁRIO DO RIO sobre o que esperar da participação dos clubes cariocas no torneio.
Grupo A
- Palmeiras
- Porto-POR
- Al Ahly-EGI
- Inter Miami-EUA
Grupo B
- Paris Saint-Germain-FRA
- Atlético de Madrid-ESP
- Botafogo
- Seattle Sounders-EUA
Grupo C
- Bayern de Munique-ALE
- Auckland City-NOV
- Boca Juniors-ARG
- Benfica-POR
Grupo D
- Flamengo
- Espérance-TUN
- Chelsea-ING
- León-MEX
Grupo E
- River Plate-ARG
- Urawa Reds-JAP
- Monterrey-MEX
- Inter de Milão-ITA
Grupo F
- Fluminense
- Borussia Dortmund-ALE
- Ulsan Hyundai-COR
- Mamelodi Sundowns-AFR
Grupo G
- Manchester City-ING
- Wydad Casablanca-MAR
- Al-Ain-EAU
- Juventus-ITA
Grupo H
- Real Madrid-ESP
- Al-Hilal-ARA
- Pachuca-MEX
- Salzburg-AUS