Faltando oito meses para o Carnaval, as Escolas de Samba do Grupo Especial, já apresentam os seus enredos aos foliões. Confira a lista que o DIÁRIO DO RIO separou para os foliões:
Mangueira
A verde e rosa levará para a avenida a trajetória da cantora Alcione.
Beija-Flor
A agremiação apresentou, no último sábado (14/05), o enredo “Um delírio de Carnaval da Maceió de Rás Gonguila” que vai trazer a cultura popular de Alagoas para a Marquês de Sapucaí.
Acadêmicos do Grande Rio
Já esta, por sua vez, terá como enredo “Nosso destino é ser onça” inspirado no mito tupinambá da criação do mundo.
Unidos da Tijuca
A escola fez uma festa para anunciar o tema “Um Conto de Fados” que contará as lendas lusitanas no desfile.
Imperatriz Leopoldinense
A verde e branco vai buscar o bicampeonato com o tema “Com a sorte virada pra Lua, segundo o testamento da Cigana Esmeralda”.
Unidos de Viradouro
A escola levará o “Arroboboi, Dangbé” do carnavalesco Tarcísio Zanon para a Marquês de Sapucaí. A temática escolhida aborda a energia do culto ao vodum serpente.
Vila Isabel
A agremiação anunciou o enredo “Gbalá – Viagem ao Templo da Criação” vai ressaltar a importância das crianças para um mundo melhor, levando adiante os valores e ensinamentos depois que o criador adoeceu. Este desfile é uma reedição do de 1993, desenvolvido originalmente pelo carnavalesco Oswaldo Jardim.
Acadêmicos do Salgueiro
A escola vai dar voz aos povos originários com o tema “Hutukara” em uma luta por valorização, preservação e respeito à Floresta Amazônica. O carnavalesco é Edson Pereira.
Paraíso do Tuiuti
A escola que leva o tema “Glória ao Almirante Negro”, com desenvolvimento do carnavalesco Jack Vasconcelos, exaltará o marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata, que lutava contra os castigos físicos a que eram sujeitos nos navios atracados na Baía de Guanabara.
Portela
A azul e branco também abordará o racismo em seu enredo. O tema “Um defeito de cor” baseia-se em um livro de Ana Maria Gonçalves.
Unidos do Porto da Pedra
A vencedora da Série Ouro, que retorna ao Grupo Especial em 2024, apresenta “Lunário Perpétuo: A profética do saber popular” com o carnavalesco Mauro Quintaes. O tema aborda um almanaque que remete à era medieval, um guia secular para a medicina, agricultura e pecuária.
Mocidade Independente de Padre Miguel
A agremiação iria lançar o enredo em sua quadra, na última quarta-feira (10/05), entretanto, uma decisão judicial suspendeu a festa. A escola vive convive com dívidas, penhoras e bloqueios de verbas decorrentes de processos trabalhistas, além de ter sido a penúltima colocada na apuração dos desfiles deste ano.