Confira os enredos escolhidos pelas Escola de Samba do Grupo Especial para 2024

Faltando oito meses para o Carnaval, as Escolas de Samba do Grupo Especial, já apresentam os seus enredos aos foliões

Desfile das Escolas de Samba, 2022 - Abril de 22 | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Faltando oito meses para o Carnaval, as Escolas de Samba do Grupo Especial, já apresentam os seus enredos aos foliões. Confira a lista que o DIÁRIO DO RIO separou para os foliões:

Mangueira

A verde e rosa levará para a avenida a trajetória da cantora Alcione.

Beija-Flor

A agremiação apresentou, no último sábado (14/05), o enredo “Um delírio de Carnaval da Maceió de Rás Gonguila” que vai trazer a cultura popular de Alagoas para a Marquês de Sapucaí.

Acadêmicos do Grande Rio

Já esta, por sua vez, terá como enredo “Nosso destino é ser onça” inspirado no mito tupinambá da criação do mundo.

Unidos da Tijuca

A escola fez uma festa para anunciar o tema “Um Conto de Fados” que contará as lendas lusitanas no desfile.

Imperatriz Leopoldinense

A verde e branco vai buscar o bicampeonato com o tema “Com a sorte virada pra Lua, segundo o testamento da Cigana Esmeralda”.

Unidos de Viradouro

A escola levará o “Arroboboi, Dangbé” do carnavalesco Tarcísio Zanon para a Marquês de Sapucaí. A temática escolhida aborda a energia do culto ao vodum serpente.

Vila Isabel

A agremiação anunciou o enredo “Gbalá – Viagem ao Templo da Criação” vai ressaltar a importância das crianças para um mundo melhor, levando adiante os valores e ensinamentos depois que o criador adoeceu. Este desfile é uma reedição do de 1993, desenvolvido originalmente pelo carnavalesco Oswaldo Jardim.

Acadêmicos do Salgueiro

A escola vai dar voz aos povos originários com o tema “Hutukara” em uma luta por valorização, preservação e respeito à Floresta Amazônica. O carnavalesco é Edson Pereira.

Paraíso do Tuiuti

A escola que leva o tema “Glória ao Almirante Negro”, com desenvolvimento do carnavalesco Jack Vasconcelos, exaltará o marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata, que lutava contra os castigos físicos a que eram sujeitos nos navios atracados na Baía de Guanabara.

Portela

A azul e branco também abordará o racismo em seu enredo. O tema “Um defeito de cor” baseia-se em um livro de Ana Maria Gonçalves.

Unidos do Porto da Pedra

A vencedora da Série Ouro, que retorna ao Grupo Especial em 2024, apresenta “Lunário Perpétuo: A profética do saber popular” com o carnavalesco Mauro Quintaes. O tema aborda um almanaque que remete à era medieval, um guia secular para a medicina, agricultura e pecuária.

Mocidade Independente de Padre Miguel

A agremiação iria lançar o enredo em sua quadra, na última quarta-feira (10/05), entretanto, uma decisão judicial suspendeu a festa. A escola vive convive com dívidas, penhoras e bloqueios de verbas decorrentes de processos trabalhistas, além de ter sido a penúltima colocada na apuração dos desfiles deste ano.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui