O America Football Club, segundo time do coração dos cariocas, sete vezes campeão carioca, está passando por uma confusão sem tamanho. A principal razão se deve a uma decisão da atual diretoria do clube, que assumiu no início deste ano e olha que razão, a administração simplesmente decidiu fechar, e talvez até demolir a sede do clube na Tijuca. O que já seria um absurdo, afina existe uma ligação afetiva do carioca com o espaço centenário, é bem tombado pela Prefeitura do Rio. O prédio nem mesmo pode ser reformado sem autorização do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.
Ontem, dia 1 de julho, mais de 100 sócios do America (e eu pensando que só havia 6) se juntaram no clube para uma Assembleia Geral, o que não foi exatamente simples. A administração tentou impedir a realização da Assembleia e mandou fechar as portas do clube, que precisaram ser arrombadas por Oficiais de Justiça após intervenção do Poder Judiciário.
Durante a Assembleia foi decidida a destituição do Presidente e quase 100% votaram contra o fechamento da Sede do Clube.
A decisão merece os parabéns do Diário, nada tenho contra a construção de novos prédios e ainda por cima que se coloque abaixo edifícios sem valor histórico mas este não é o caso da sede do America na Campos Salles.
Mas digo, já era hora de alguém falar contra a maldita especulação imobiliária, que está acabando com a ambiência dos bairros mais simpáticos do Rio, dentre os quais inclui-se a Tijuca. Precisamos mesmo de um Shopping ou prédios monótonos no lugar do simpático America?
Na nota de esclarecimento do Presidente do America diz que sua decisão é fundamentada na falta de investimentos e manutenção da sede, além da situação financeira do clube. Todavia, os críticos da administração dizem que o clube tem R$ 70.000,00 de renda de alugueis e mais uma receita semelhante a esta de mensalidades de sócios (que logicamente só pagam porque tem uma sede para utilizar). Bem, acho que com a demolição a sede ficaria bem pior… E, como já disse, a sede sendo tombada não pode ser demolida e nem reformada de forma tão simples.
Vamos esperar os próximos capítulos e espero que não destruam este clube tão importante para a história do Rio de Janeiro.