Conheça a história de empreendedorismo da Delícias da Neguinha – carioca que foi da graxa à gastronomia

Moradora de Rocha Miranda, na Zona Norte, ela começou seu negócio com apenas uma batedeira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Janaína Rodrigues Foto Divulgação

Janaína Rodrigues, 47 anos, moradora de Rocha Miranda, na zona Norte do Rio de Janeiro, é um exemplo de determinação e resiliência. Mãe de dois filhos e madrasta de quatro enteados, ela percorreu uma trajetória singular, passando de auxiliar em uma oficina mecânica a proprietária de um negócio de sucesso na área da gastronomia.

A história de Janaína como empreendedora começou em 2011, quando decidiu ajudar o irmão na oficina mecânica que ele possuía. Na época, sua cunhada enfrentava dificuldades emocionais devido à perda de um bebê, e Janaína, então com 32 anos, ofereceu-se para trabalhar na oficina, iniciando na limpeza. No entanto, rapidamente suas habilidades naturais para a liderança a levaram a assumir responsabilidades maiores.

Reconhecendo o talento da irmã, seu irmão a contratou de forma permanente. Apesar de viver em Cordovil e trabalhar em Rio das Pedras, Janaína conseguiu conciliar o atendimento dinâmico aos clientes com seus estudos, fazendo pré-vestibular aos sábados e curso de inglês durante a semana. No entanto, ela precisou abandonar os estudos para se dedicar totalmente ao trabalho.

Em outubro daquele ano, Janaína foi designada para coordenar uma nova loja em Campo Grande e, seis meses depois, transferiu-se para Madureira, onde permaneceu por quatro anos. No final de 2015, devido a uma dívida, seu irmão decidiu encerrar o negócio, mas Janaína assumiu a oficina, renomeando-a como Oficina da Neguinha. Mesmo herdando as dívidas, ela prosperou rapidamente, mudando-se para um galpão em Campo Grande.

Foi nesse período que Janaína passou por uma grande transformação em sua vida pessoal. Após um divórcio e um novo casamento, ela enfrentou dificuldades financeiras na oficina e decidiu vendê-la. Sem se deixar abater, seu marido sugeriu que ela iniciasse um novo negócio.

Janaína fez cursos de empreendedorismo e computação, mas ainda se sentia insatisfeita. Até que, ao passar em frente ao Instituto Gourmet, uma escola de gastronomia, sentiu despertar um sonho adormecido: cozinhar profissionalmente. “Naquela época, eu estava muito triste. Ficar em casa sem trabalhar não era o que eu queria. Sempre fui muito comunicativa e gostava de interagir com as pessoas. O curso me despertou um sonho adormecido”, comenta Janaína.

Com o apoio do marido, Janaína matriculou-se no curso Chef Mix e, durante sete meses, adquiriu a base necessária para ingressar no ramo da gastronomia. Após concluir o curso, ela participou de um projeto gratuito na própria escola, onde aprendeu a produzir e vender bolos de pote e banoffee, uma sobremesa à base de banana e doce de leite. Seu talento chamou a atenção do dono da franquia, Alessandro Capela, que a incentivou a vender seus próprios produtos.

No entanto, para começar, Janaína precisava de uma batedeira profissional, mas não tinha recursos para adquiri-la. Foi então que, em um golpe de sorte, o dinheiro do seguro de um celular roubado da enteada permitiu que seu marido comprasse um novo aparelho e a tão necessária batedeira. Com o novo equipamento e apenas R$ 20, Janaína iniciou a produção de suas delícias, que eram vendidas pelo marido e pela sogra no ambiente de trabalho, enquanto ela saía pelas ruas para vender.

Em uma visita ao Instituto Gourmet, Janaína deixou seus produtos como presente para os funcionários, o que resultou em um convite para participar de um workshop como um caso de sucesso. Durante o evento, ela demonstrou tanto talento que recebeu uma bolsa de 60% de desconto para um curso de Cake Design, onde aprendeu a arte da confeitaria.

Hoje, Janaína é a proprietária da Delícias da Neguinha Gourmet, uma empresa que se dedica a eventos, festas de casamento, aniversários e coffee breaks. “Trabalho com o que realmente gosto e acredito. Cozinhar é o que me motiva todos os dias”, afirma a empreendedora. Além de vender bolos e sobremesas, ela criou estações de saladas e açaí para eventos, ampliando ainda mais seu negócio. Com tanta experiência já adquirida, a empresária revela que seu próximo passo agora é abrir um buffet e se tornar instrutora, compartilhando seus conhecimentos e expandindo sua empresa de sucesso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça a história de empreendedorismo da Delícias da Neguinha - carioca que foi da graxa à gastronomia
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui