O Museu da Cidade, localizado na Gávea, está prestes a celebrar seu 90º aniversário em 2024, e as festividades já estão programadas para começar neste fim de semana, em honra ao 459º aniversário da cidade. De sábado, 2 de março, até o dia 10 de março, uma série de eventos especiais e gratuitos está agendada para marcar essa ocasião significativa.
Entre as atrações planejadas, destaca-se o projeto “Música na Praça”, uma iniciativa que promete animar o público com apresentações musicais ao ar livre. Além disso, uma feira de arte, economia criativa e gastronomia, organizada pelo Point Carioca Feiras, proporcionará uma experiência cultural diversificada para os visitantes.
O espaço é formado por um conjunto arquitetônico que engloba duas edificações do século XIX, dedicadas às exposições de longa e curta duração; a Capela de São João Batista, do século XX; uma reserva técnica e um prédio administrativo. O espaço está inserido dentro do Parque da Cidade, um parque natural municipal com 470 mil metros quadrados.
Desde sua criação, o Museu Histórico da Cidade já estava voltado para a guarda e catalogação de peças de grande importância para história do Rio de Janeiro. Por ter sido criado em uma cidade que durante muitos anos foi capital do país, o seu acervo é bastante eclético. Esse ecletismo tem sua justificativa na necessidade de apresentar uma síntese da cultura brasileira, mantendo, porém, seu foco voltado para a cidade do Rio de Janeiro. O acervo do museu é constituído por cerca de 24.000 peças, sendo a instituição responsável pelo maior conjunto de bens museológicos, sob a guarda da Prefeitura.
Programação completa do aniversário da cidade:
2 de março (sábado):
9h – Projeto “Música na Praça”- Feira de arte, economia criativa e gastronomia, organizado pelo Point Carioca Feiras (@pointcariocaeventos)
11h – Oficina de percussão gratuita
13h – Roda de samba com Naldo Meneses & Banda Segundas Intenções
15h – Mesa temática: “Desvendando os Segredos do Rio de Janeiro”, preparada pela equipe educativa em parceria com as museólogas e historiadoras do MHC
3 de março (domingo):
9h – Roda de conversa com mulheres, produzida pelo Centro de Educação Popular e Libertária, com foco no protagonismo feminino (@educacaopopularelibertaria)
10h – Encontro literário com Lucia Fidalgo, autora do livro “No Rio do Meu Tio”, promovido pela SM Educação. O evento inclui uma oficina de escrita criativa, bate-papo e sessão de autógrafos
13h – Roda de samba com Naldo Meneses & Banda Segundas Intenções
5 de março (terça-feira):
14h – Lançamento do livro infantojuvenil “Um porto para o mar”, pela editora Sapoti (@sapotiprojetosculturais). O livro aborda a história dos portos e da cidade do Rio de Janeiro, desde o século XVI até XXI
10 de março (domingo):
9h – Feira especial de celebração do Dia Internacional da Mulher com arte, música e gastronomia produzida pela @feiramix_mg.zo
11h – Apresentação do Quintal Mágico (@o.quintal.magico)
14h – Dramatização voltada para as crianças sobre a temática do Dia das Mulheres