Conheça as propostas de empresários do Rio ao presidente Bolsonaro

Representantes do Movimento Rio Produtivo se reuniram na Barra da Tijuca para discutir e apresentar projetos que ajudem na retomada da economia fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Rio de Janeiro - RJ, 17/06/2021) Almoço com a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro - ASSERJ. Foto: Isac Nóbrega/PR

Na tarde de terça-feira, 17/6, representantes do Movimento Rio Produtivo – formado por 11 entidades empresariais do RJ – se reuniram na Barra da Tijuca para discutir e apresentar projetos que ajudem na retomada da economia fluminense.

Na ocasião, foi entregue uma carta ao Presidente da República Jair Bolsonaro com 6 propostas que contemplam as áreas econômica, de infraestrutura, saúde e educação.

O evento contou, ainda, com a presença do Governador Claudio Castro, de secretários de estado e também de Senadores.

Nós, do Movimento Rio Produtivo, estamos aqui hoje para, juntos, pensarmos em estratégias que acelerem a recuperação financeira do Rio. Eu reforço que o objetivo deste encontro é buscar soluções para a economia fluminense“, disse o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz.

Advertisement

O Rio Produtivo é um movimento apartidário criado em novembro de 2020, e formado por 11 entidades empresariais que representam os setores da Indústria, Supermercados, Hotelaria, Comércio, Turismo, Serviços, Alimentação e Eventos. São elas: ASSERJ – Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, Rio Indústria – Associação de Indústrias do Rio de Janeiro, Fecomércio, ABIH RJ, FBHA, SindRio, ADERJ, ABEOC, Abrasce, Rio+Pão e Associação Comercial do RJ.

Entre as propostas apresentadas hoje ao Presidente da República estão:

  • Aprovação do Plano de adesão ao novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), considerado fundamental para o equilíbrio das contas do estado;
  • A continuidade das ações do Ministério da Saúde referentes à aceleração do calendário de vacinação que, sem dúvida, contribuirá para a retomada mais rápida de nossa economia;
  • Manutenção do auxílio emergencial oferecido tanto à população quanto às empresas como forma de estímulo à economia Fluminense;
  • Investimento em rodovias federais que cortam o Rio e do incentivo à criação de um Polo de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação no Estado.

O movimento foi criado com o propósito de discutir pautas comuns a todos os setores econômicos, assim como apresentar propostas que incentivem os negócios no estado do RJ. Nosso maior objetivo é voltar a fazer o Rio crescer“, disse Fábio Queiróz.

Desde novembro do ano passado, o Rio Produtivo tem participado de reuniões com representantes do Executivo e do Legislativo e pretende se reunir com prefeitos e representantes da sociedade civil.

NÚMEROS

Com mais de 17 milhões de habitantes, o estado do RJ possui o segundo maior PIB do País. E o setor de serviços é fundamental para a recuperação da crise. O estado tem, atualmente, 23 mil indústrias e 350 mil estabelecimentos comerciais. Mas, devido à pandemia, muitos empregadores reduziram postos de trabalho.

Um dos setores que mais sentiram a crise foi o de Bares e Restaurantes. De acordo com levantamento recente feito pelo SindRio, 75% das empresas promoveram demissões desde o início da pandemia, e 68% consideram o capital de giro e as dívidas como principais desafios no ano. Ainda de acordo com o levantamento, 40% permanecem com faturamento abaixo da metade do que tinham antes da pandemia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça as propostas de empresários do Rio ao presidente Bolsonaro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui