Conheça o carioca Brutus, vira-lata caramelo que foi herói na Guerra do Paraguai

O cachorrinho chamado Brutus foi mascote do 31º Corpo de Voluntários da Pátria, e se tornou herói de guerra. O animal está empalhado no museu da Polícia Militar do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Brutus, o cachorro vira-lata que foi à Guerra

A verdadeira instituição carioca que é o vira-lata caramelo, que já virou um símbolo do Rio de Janeiro no imaginário popular, tem um herói de guerra bem carioca para chamar de seu. Durante a Guerra do Paraguai, que aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870, as tropas imperiais brasileiras, no 31º Corpo de Voluntários da Pátria, tinham como mascote e aliado na luta contra o ditador Solano López o cachorrinho Brutus.

batalhanavalparaguai widexl Conheça o carioca Brutus, vira-lata caramelo que foi herói na Guerra do Paraguai

Brutus era um cão vira-lata típico do centro da cidade que uma vez entrou no quartel e acabou ficando por ali, sendo criado pelos soldados. Quando se deu a apresentação naquele quartel dos praças e oficiais que integrariam o 31ª Corpo de Voluntários da Pátria, ele apareceu, como se oferecendo para lutar ao lado da tropa.

“Brutus se apresentou no pátio e marchou com os soldados até a praça Mauá, onde embarcou no navio até o Paraguai”, informa um artigo de  Matias Maxx, chamado Armas, Fardas, e um Cachorro Empalhado no Museu da PMERJ.

Os relatos históricos mostram que Brutus auxiliou em missões de resgate a soldados feridos e foi até ferido em combate, mas sobreviveu e voltou vitorioso ao país na condição de herói, de uma guerra sangrenta em que as forças aliadas derrotaram o ditador paraguaio.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

No entanto, anos depois, passeando pelo Campo de Santana, Brutus acabou morreu envenenado.

O cão era muito querido por todos. Por isso, soldados fizeram uma vaquinha para pagar a autópsia e taxidermia do cachorro, confeccionando uma coleira comemorativa que pode ser vista com ele até hoje no museu da PM, que pode e deve ser visitado por todos, no Centro do Rio, que passa por momento de grande revitalização e agitação cultural.

101678922 2347303938899633 1334725808094183424 n Conheça o carioca Brutus, vira-lata caramelo que foi herói na Guerra do Paraguai

Hoje em dia, o valente animal está  empalhado no museu da polícia militar do Rio de Janeiro, que fica na Rua Marquês de Pombal, 128, Centro do Rio de Janeiro.  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça o carioca Brutus, vira-lata caramelo que foi herói na Guerra do Paraguai

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui