Dia após dia vemos histórias na imprensa de golpes, profissionais sem comprometimento com seus clientes, profissionais que somem deixando seus clientes sem saber como agir, profissionais desconhecidos e sem qualificação que fecham as portas sem explicação, abrem falência e fogem. Essa dura realidade é vista em outros segmentos da economia também, claro, mas quando acontece no mercado de eventos existem agravantes; quando o lesado é o pai que juntou dinheiro para a festa do filho, quando são os noivos e familiares que vem aguardando o momento do casamento com ansiedade; quando os clientes pagam por X e recebem Y sem explicação, dá para entender a necessidade de proteção e blindagem do próprio mercado de eventos para os seus consumidores.
O Núcleo Nacional de Profissionais de Eventos – NNPE nasceu para registrar todos os profissionais de eventos, qualificando o profissional atuante, assegurando sua idoneidade, seriedade, capacidade e responsabilidade com seus clientes. Através desse registro, os clientes poderão ficar mais seguros na contratação, sabendo que o profissional em questão passou por etapas que verificaram sua trajetória no mercado de eventos.
Para ser registrado ao NNPE, o profissional interessado envia seus dados para o Departamento Jurídico do Núcleo para avaliação. Durante esse processo são analisadas questões como a existência de um site onde apresenta seu trabalho; se os contatos através de e-mail e telefone são utilizados de forma correta e divulgados; se tem CNPJ ou se é autônomo; e como está a sua relação com os eventos já realizados. Se não houver restrições jurídicas, o profissional é então registrado ao NNPE.
Um dos papéis do Núcleo é acompanhar o profissional e dar toda estrutura de apoio para as empresas de eventos, oferecendo cursos e palestras para qualificação, organizando eventos para discutir notícias e criar estratégias de melhoria, e em parceria com empresas de alto nível oferecer suporte jurídico, contábil, comercial e até prestando consultorias.
Importante dizer que o Núcleo nasceu de uma necessidade do próprio mercado de eventos se organizar, profissionalizar e regular as empresas que são responsáveis pela realização dos sonhos dos clientes. Os profissionais que já são registrados no NNPE podem ser encontrados no site do núcleo; eles inclusive recebem um selo para ser divulgado o que demonstra aos possíveis contratantes o cuidado que a empresa ou profissional tem em se manter idôneo, correto e que compreende perfeitamente a seriedade do seu trabalho naquele dia tão especial.
Maiores informações: www.nnpe.com.br
Inclusive, no próximo dia 27 de julho irá acontecer o Workshop para Profissionais de Eventos, uma iniciativa do NNPE com curadoria minha e apoio dessa coluna. Para os profissionais que quiserem maiores informações: contato@nnpe.com.br.