Conheça praias cariocas que foram extintas

Até o fim do século XIX, a cidade do Rio de Janeiro era cercada de praias. Em todas as regiões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia de Santa Luzia

Até o fim do século XIX, a cidade do Rio de Janeiro era cercada de praias. Em todas as regiões. No entanto, surgiram os aterros para que a cidade “ganhasse chão” e construções fossem erguidas e muitas dessas faixas de areia banhadas pelo mar sumiram. Nesse texto, o DIÁRIO DO RIO aponta algumas.

Praia de Santa Luzia

Praia de Santa Luzia

Essa praia ficava em frente à igreja que tem o mesmo nome. Além do templo religioso também foi construída na extinta praia a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, fundada em meados do século XVI e em funcionamento até hoje no mesmo local, que na época era uma região considerada isolada, devido ao Morro do Castelo.

No início do século XX, a praia de Santa Luzia era uma opção de lazer para a população carioca. Porém, em 1905, o prefeito Pereira Passos mandou construir no local garagens para os barcos dos clubes de remo. Foi o início da descaracterização do espaço.

Advertisement

Em 1922, com a derrubada do Morro do Castelo, foi construída a Esplanada do Castelo, mas ainda era possível nadar na praia de Santa Luzia, mesmo com a diminuição da faixa de areia. Na década de 1940, a ampliação do aterro para a construção do Aeroporto Santos Dumont eliminou o que restava da praia.

Praia da Gamboa

Praia da Gamboa

Nessa região, uma das principais atividades era a pesca. A Praia da Gamboa era vizinha da Praia da Saúde. Naquele local havia pescadores profissionais e moradores das proximidades que ali armavam “gamboas” – pequena represas com intuito de capturar peixes. Daí veio a origem do nome.

A construção do porto do Rio de Janeiro, no século XX, necessitou de uma vasta quantidade de aterro que acabou escondendo a Praia da Gamboa. Em cima desses aterros foram erguidas enormes edificações, conhecidas como trapiches ou grandes armazéns e depósitos.

Os cenários naturais e originais desapareceram, as atividades de pesca que então existiam também sumiram. Os aspectos econômicos e culturais do local mudaram. Assim o bairro foi bastante descaracterizado, mergulhando então nas feições de uma zona portuária.

Outras praias que desapareceram

7382

Além dessas duas praias citadas, outras do centro da Cidade Maravilhosa também foram extintas. Desapareceu a Praia da Ajuda por conta de aterros em frente à Cinelândia. A Praia Dom Manuel e Praia do Peixe, que ficavam uma de cada lado da Praça XV, bem como a própria praia em frente a Praça XV, que chegava próxima à Rua Primeiro de Março no início da colonização, também deixaram de existir.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Entre a Praça XV e Praça Mauá, tudo era uma faixa de praia, chamada de Prainha. Existiu também (como citado no texto que fala da Praia da Gamboa) a praia do bairro da Saúde. Outros bairros que hoje compõem a zona portuária da cidade também perderam suas praias ou enseadas, caso de São Cristóvão, por exemplo.

Alguns historiadores e pesquisadores apontam que a região do porto do Rio tinha cenários pitorescos, mas que ações como as que levaram aos aterros dessas áreas se faziam necessárias na época para o desenvolvimento da cidade. A forma como foram feitas é que são discutíveis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça praias cariocas que foram extintas
Advertisement

24 COMENTÁRIOS

  1. O que está destruindo o Rio de Janeiro é a poluição desenfreada. Cheguei a morar na Freguesia na Ilha do Governador em 1969. Antes, meu pai visitava meus tios avós desde 1936. Em 1969 e nos 70 ainda era um pedaço do paraíso. E mesmo assim já haviam as derramadas de óleo dos navios que descarregavam o mesmo na ilha defronte na Bahia da Guanabara. Hoje em dia não se pode tomar banho de praia na Ilha do Governador. Deveriam fazer um projeto como em Salvador para limpar a Baía da Guanabara.

  2. O que o RJ tem de ruim são ALGUNS cariocas que não respeitam as belezas da cidade e a emporcalham jogando lixo nas ruas, depredando o patrimônio público, desrespeitando sinais, vias e calçadas com motos e bicicletas… Quem é Carioca de verdade, CUIDA!!!

  3. Esse Jorge não deve conhecer a história do Rio, tão pouco de outras cidades ao redor do mundo que tiveram que promover aterramentos para expandir, ou servir a portos para o comércio e expansão da economia para crescimento da própria cidade. Dizer que a cidade do RJ é um “lixo”… Desculpe, mas só se for NA SUA CASA! O Rio é lindo!!! Ainda tem milhares de lugares pitorescos e deslumbrantes (se quiser posso propôr um roteiro turístico/histórico para conhecer).

  4. Excelente matéria! O Rio é magnífico, imagine viver no centro da cidade, naquela época da dar um pulinho ali numa dessas praias e voltar ao trabalho.

  5. A relação das praias extintas no Rio é enorme. Na Ilha do Governador existia, dentre outras, as praias do Galeão, por exemplo. E ainda a Praia do Caju. Matéria excelente!

  6. Simplesmente acabaram com a cidade do Rio de Janeiro,a ganância do ser humano,destruiu belezas naturais de forma irreparável,somente para vivermos nesse lixo que se chama Rio de Janeiro,enfim……

  7. Meu falecido avô dizia que o Bairro Prainha em Duque de Caxias tem esse nome porque era praia onde ele pescava e saia de barco para praia da Guanabara. Comentem a respeito

  8. Aqui na ilha do governador sumiram a praia de Olaria, no bairro Cocotá, por conta de dois aterros, e a praia do Galeão, a qual frequentei na juventude. Esta por pequenos aterros para alargamentos de vias.

  9. Parabéns,em meio a tanta besteira fita escrita e mostrada hoje em dia,a matéria é ótima.ainda mais para um carioca da gema como sou.valeu e obrigado.

  10. Faltou a praia Maria Angu (Penha Circular), Praia da saudade (entrada da Urca e que atualmente são os iates clubes) de São Cristóvão e Praia Formosa.

    Tenho só dúvida se no bairro da Glória tinha faixa de areia, mas sei que tinha terminal portuário.

    Atual Praia do flamengo é uma Praia “artificial”.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui