No último primeiro de maio, dia do trabalhador, Rick Azevedo estava no Parque Madureira, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, entregando panfletos para as pessoas que curtiam o feriado. A mensagem nos papeis eram bem diretas e combativas. O objetivo? Acabar com a escala de trabalho 6×1.
Além de Rick, outros militantes entregavam as palavras a quem passava no Parque. No entanto, ele se destacava na explicação, no argumento. Com um discurso simples e direto, o agora vereador eleito por parte da população do município do Rio, prendia a atenção das pessoas que estavam no local em busca de um dia de folga com sol, cerveja, pagode ou outras justas distrações.
A luta pelo fim da escala 6×1 está ganhando força em todo o país. Inclusive na Câmara Federal, sendo pautada pela deputada Erika Hilton, do mesmo PSOL que Rick.
Deputada Erika Hilton, o ministro do Trabalho e do Emprego, Luiz Marinho Rick Azevedo. Foto: PSOL na Câmara
Rick Azevedo tem 30 anos de idade e nasceu em Dianópolis (TO). Ele criou o movimento VAT (Vida Além do Trabalho). A boa comunicação de Rick foi fazendo efeito rapidamente e a ideia ganhou muitos seguidores nas redes. No Instagram são quase 175 mil.
“Desejamos que os trabalhadores tenham uma vida além do trabalho. Para isso, precisamos nos organizar, fazer barulho para chamara a atenção e conseguirmos melhores condições de trabalho, como o fim da escala 6×1“, comunica Rick.
Ele conhece bem a realidade de quem trabalha na escala 6×1. Rick já foi funcionário de recepção, limpeza, posto de gasolina, academia, shopping, farmácia, restaurante. “Nunca vou abrir mão de lutar por aqueles que sustentam nossa sociedade com o seu trabalho. Esses profissionais são os verdadeiros pilares do nosso país, e eu não vou descansar enquanto não garantir que suas vozes sejam ouvidas. Minha missão é usar minha influência para formar novos líderes“, disse.
Eleito com 29.364 votos, Rick Azevedo ajudou para que o desempenho do PSOL não fosse ainda mais abaixo do que o esperado. Foi o mais votado do partido, o décimo segundo da lista geral e o segundo da esquerda, perdendo apenas para Tainá de Paula (PT).
Após o resultado da eleição, Rick Azevedo postou um vídeo no qual começou e terminou com a palavra “chegamos“. Alguém duvida?