Conheça sete dicas para tirar as crianças das telas durantes as férias escolares

Diversos estudos mostram que a exposição excessiva às telas pode afetar a saúde mental de crianças e adolescentes e causar ansiedade, dificuldades de aprendizagem e até mesmo diminuir a atenção. Por isso, é importante oferecer alternativas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com a chegada das férias escolares, os pais costumam procurar atividades para entreter as crianças e, preferencialmente, mantê-las longe de tablets, celulares e jogos online. Diversos estudos mostram que a exposição excessiva às telas pode afetar a saúde mental de crianças e adolescentes e causar ansiedade, dificuldades de aprendizagem e até mesmo diminuir a atenção. Por isso, é importante oferecer alternativas. “As mais adequadas são as que incentivam a criatividade, a interação social e o desenvolvimento físico”, afirma Daniel Moraes, consultor pedagógico do LIV, programa de educação socioemocional presente em mais de 700 escolas do Brasil.

“É no brincar que a criança se realiza, aprende a conversar, a dialogar com o outro, a lidar com seus desafios”, afirma Moraes, que preparou sete dicas de atividades para entreter as crianças e explicou os benefícios de cada uma. Confira:

  1. Teatro de Sombras

Para transformar a casa em um teatro de sombra, a dica é realizar a atividade em uma sala com pouca luz. Os pais podem usar uma lanterna ou luminária para criar sombras em uma parede e incentivar as crianças a usarem as mãos ou objetos para criar formas que representam personagens ou cenas. Elas podem inventar uma história juntos e apresentá-la para a família.

Essa atividade, diz Daniel, ajuda as crianças a se expressarem, de forma verbal e não-verbal e tem outros benefícios. Ela ajuda os pequenos a se colocarem no lugar do outro, através de desafios de cenas coletivas. O teatrinho também auxilia no desenvolvimento de habilidades como criatividade e  comunicação.

2.      Jogo dos Sentimentos

Os responsáveis podem escrever em cartões ou folhas soltas as diferentes emoções, como alegria, tristeza, medo e raiva. Cada criança sorteia um cartão e faz uma mímica ou descreve situações em que aquela emoção aparece. “Se for sorteada a alegria, a criança pode fazer uma mímica de uma vez que se sentiu alegre, além de mostrar em seu corpo como esse sentimento é percebido (sorriso, pulos, gestos com as mãos)”, diz o especialista.

Este jogo trabalha o autoconhecimento e a comunicação, ao mesmo tempo que ajuda as crianças a reconhecerem emoções em si mesmas e nos outros. “É um caminho, através da brincadeira, que auxilia crianças a identificar e expressar emoções de maneira saudável”, reforça.

3.      Construção de Abrigos

Construir uma cabana com lençóis ou uma caverna debaixo da mesa de jantar é uma atividade que, além de divertida, ajuda as crianças a entender o espaço em que estão inseridas. A brincadeira pode ser realizada em um parque.

“Incentive a criação de histórias sobre quem mora ali ou o que acontece nesse espaço”, diz o consultor do LIV.

4.      Expedição na Natureza

As férias podem ser um ótimo momento para conectar as crianças ao meio ambiente e despertar a curiosidade científica. O contato com o mundo pode fortalecer a inteligência naturalista, estimular a observação e promover a consciência ambiental.

A dica é incentivar as crianças a observarem plantas, insetos e objetos da natureza em uma caminhada, que pode ser em um parque ou até mesmo no quintal.

“Use lupas ou câmeras para documentar as descobertas e converse sobre o que foi encontrado. Também podem ser utilizadas câmeras fotográficas analógicas, ou mesmo o celular para registrar o momento, enriquecendo as narrativas para a experiência”, diz Moraes. 

5.      Caça ao Tesouro Temática

Que tal propor um desafio diferente para a criançada? Uma brincadeira de Caça ao Tesouro Temática pode estimular o raciocínio lógico e a cooperação, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe.

O consultor pedagógico do LIV orienta que os pais elaborem pistas com dicas ou desafios que levem ao próximo local até encontrar o tesouro, que pode ser algo que as crianças gostem, como doce ou um brinquedo. As pistas podem incluir enigmas, charadas ou tarefas para completar.

6.   Plantar e Cuidar de um Jardim

Cuidar de uma planta ou de um jardim pode ensinar muito sobre paciência, responsabilidade e o cuidado com a natureza. Que tal proporcionar uma experiência diferente nas férias com a construção de um jardim? Vale aquela área do quintal ou da varanda do apartamento.

Escolha sementes fáceis de plantar, como feijão ou girassol. Vale um pequeno vaso ou espaço no quintal. Mostre como plantar e cuidar, regando e acompanhando o crescimento ao longo dos dias.

7.  Jogo de Improvisação Teatral

O teatro é um ótimo caminho para desenvolver a criatividade, a expressão corporal e a habilidade de pensar rapidamente. Essa atividade trabalha a inteligência interpessoal, a confiança e a capacidade de se adaptar a situações novas.

“Crie um pote com sugestões de temas ou situações, por exemplo: “um alienígena chega à Terra”. As crianças sorteiam um tema e improvisam uma cena curta. É importante destacar que o jogo não precisa ter um ganhador, o importante é como nos adaptamos para nos expressar”, finaliza Moraes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça sete dicas para tirar as crianças das telas durantes as férias escolares
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui