Conjunto habitacional do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo recebem obras do Programa Cidade Integrada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares /Diario do Rio

O Conjunto Habitacional Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, que fica entre os bairros de Copacabana e Ipanema, vai ganhar obras de reforma. O Governo do Estado, por meio da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ), será a responsável pelas intervenções. A novidade compõe o conjunto de ações do Programa Cidade Integrada para a Zona Sul do Rio e terá o investimento de R$ 8,4 milhões.

“O fortalecimento da presença do Estado nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e no Cantagalo não se trata de uma promessa, é um fato. A empresa responsável pelas obras em todo o Conjunto Habitacional já está licitada, agora é iniciar os trabalhos para recuperar o espaço físico e ampliar a dignidade que os moradores merecem. Em outubro concluímos a reforma do CRJ (Centro de Referência da Juventude) local e já temos ações sociais em curso, como o Projeto Ativa Idade. É uma grande satisfação ver essa retomada na prática”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL)

A obra da Emop-RJ, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), terá o revestimento das fachadas com material impermeabilizante, pintura geral das fachadas, tratamento anticorrosivo e pintura adequada das vigas metálicas, substituição e/ou recomposição dos elementos metálicos nos acessos e circulações (escadas, corrimãos e guarda-corpos), além da instalação de calhas e pingadeiras.

Estão previstos reparos nas tubulações de esgoto aparentes sob o bloco A do AR2, além dos ajustes ou a total substituição da caixa d’água do bloco B do AR2, que se encontra aparentemente rachada. Também haverá a recuperação das muretas das circulações externas em cobogós e das escadarias e corrimãos das mesmas nos acessos aos blocos 11.

Advertisement

“Também vamos realizar a recuperação da quadra e do espaço comum sobre a cobertura do Bloco B do A 12.  Serão necessários serviços no conjunto AR 5, como a revisão das descidas de esgoto dos Blocos A e B, das caixas de passagem e visita. Por fim, também estamos prevendo a desobstrução do ramal até a rua”, descreveu o subsecretário de Habitação, Allan Borges.

Ações já em curso nas comunidades

Além da restauração do Conjunto Habitacional Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, também será reformado o Centro de Referência da Juventude (CRJ) do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo. A unidade passou por reforma geral e reabriu as portas em outubro deste ano. O equipamento disponibiliza à população 400 vagas já preenchidas, para cursos e atividades diversas, e ainda oferece outras cerca de 300 para novos alunos.

Recentemente, alunos do Projeto Ativa Idade, das unidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, já tiveram um aulão interativo na Praia de Copacabana. A iniciativa da Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável é voltada para pessoas com mais de 40 anos. A ação contou com treino funcional, quando os participantes puderam desfrutar de um ambiente diferenciado para prática de exercícios.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conjunto habitacional do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo recebem obras do Programa Cidade Integrada
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui