Na última terça-feira (29/08), a Companhia Estadual de Habitação (CEHAB) realizou a entrega das obras de recuperação do Conjunto Ex-Combatentes, no bairro de Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A restauração, que visa preservar o patrimônio histórico e beneficiar 488 famílias, foi realizada nas áreas comuns e externas dos 24 blocos de apartamentos. Com um investimento de R$ 8,268 milhões provenientes de recursos estaduais, a iniciativa contou com a presença de autoridades estaduais e federais, incluindo o Presidente da CEHAB, Reginaldo Jardim, e o Secretário de Estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire.
O Conjunto Ex-Combatentes possui uma história rica e significativa, tendo sido construído originalmente para abrigar os combatentes brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial. Sua inauguração, que ocorreu em 1957, teve a presença do Ex-Presidente Juscelino Kubitschek. Entre os moradores, destaca-se Dona Benedita Aragão, de 94 anos, que se mudou para o conjunto na época da inauguração juntamente com seu marido, um ex-combatente da guerra. “Me mudei para cá com meu marido, que lutou na guerra, e filhos. Hoje já sou tataravó e muitos dos meus parentes vivem aqui. Esta reforma é muito importante para nós, o conjunto estava precisando e ficou tudo lindo” compartilha Dona Benedita, acompanhada por sua filha, Hermínia.
O local é mais que um complexo residencial, é um espaço que abriga histórias de vida e memórias preciosas. Sua restauração abrangeu diversas áreas, incluindo a pintura das fachadas em tons salmão e palha, escolhidos pelos próprios moradores. No total, foram pintados 29 mil metros quadrados de fachadas e 17 mil metros quadrados das áreas internas das escadas e caixas d’água. Além disso, a obra abarcou a recuperação dos telhados, tratamento de concreto em mil metros quadrados, impermeabilização em cinco mil metros quadrados, além da manutenção de caixas d’água e cisternas, reparos na rede de esgoto sanitário e instalações elétricas.
O Secretário de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, ressaltou a importância das ações sociais em conjunto com as obras de reforma e requalificação em empreendimentos com mais de dez anos de construção. “Eu me sinto muito grato por fazer parte de um governo que não fica encastelado no Palácio Guanabara, mas que ouve as ruas e tem empatia com a população em suas necessidades. Nossas equipes estão sempre percorrendo as obras que estão em andamento por todo o estado para saber o que está funcionando bem e o que não está, para entregar obras de qualidade a quem precisa” enfatizou.
A restauração do complexo residencial é um dos muitos projetos em andamento pela CEHAB, que também está reformando outros 25 núcleos habitacionais e já concluiu a restauração de 20 conjuntos. Além disso, a companhia está envolvida na construção de unidades habitacionais, urbanização de comunidades consolidadas, implantação de redes de água e esgoto, pavimentação e instalação de equipamentos comunitários. Essas ações representam um investimento de quase R$ 2 bilhões, visando melhorar a qualidade de vida da população e preservar o patrimônio histórico e cultural do estado.