Conselheiro do TCMRio Nestor Rocha é homenageado pela ideia de criação do Sambódromo

Nestor Rocha era secretário de Turismo da cidade e presidente da Riotur, em 1983, quando sugeriu ao então governador Leonel Brizola que fosse construído um local permanente para o desfile das escolas de samba.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) Nestor Rocha, autor da ideia do projeto de construção do Sambódromo, foi homenageado pelo prefeito Eduardo Paes, na noite de sábado, 17/02, durante o desfile das Campeãs.

Ao lado do presidente do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, e do presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Carlo Caiado, Nestor Rocha recebeu uma placa comemorativa pelos 40 anos de inauguração da Passarela do Samba. Nestor Rocha era secretário de Turismo da cidade e presidente da Riotur, em 1983, quando sugeriu ao então governador Leonel Brizola que fosse construído um local permanente para o desfile das escolas de samba.

O prefeito Eduardo Paes disse que Nestor criou um ícone do Rio de Janeiro, uma marca da cidade, do Brasil e internacional. “Essa homenagem é um reconhecimento da cidade, em nome dos cariocas, pela sua ideia, seu trabalho, sua força e sua energia“, enalteceu. O homenageado agradeceu, emocionado, e estendeu o reconhecimento a todos os que trabalharam com ele, lembrando, especialmente, do então diretor de comunicação da Riotur, José Luiz Azevedo. “Todos os dias ele passava na obra do Sambódromo e tirava fotos para que pudéssemos acompanhar o andamento“, comentou.

Na época, os desfiles das escolas de samba tinham um grande problema: a logística com a montagem e a desmontagem de estruturas tubulares das arquibancadas, processo que costumava durar até seis meses. “Era sempre aquele monta e desmonta. Era um absurdo, caríssimo, porque as empresas se juntaram e fizeram um cartel, e aí botavam o preço que quisessem para fazer aquilo, geralmente em ritmo de emergência“, recordou.

Advertisement

Nestor Rocha contou que foi durante uma reunião no apartamento de Leonel Brizola que ele sugeriu ao então governador a construir um espaço fixo que abrigasse o público e servisse como “palco” para o Carnaval, reduzindo os custos e acabando com os transtornos no entorno da Avenida Marquês de Sapucaí, onde as escolas já se apresentavam. Segundo ele, o desenho inicial foi desenvolvido com a ajuda de dois arquitetos da Riotur. “O projeto criava, também, um espaço enorme embaixo das arquibancadas. Além disso, abrigaria escolas pré-moldadas como as que foram criadas pelo Brizola quando governador do Rio Grande do Sul. “Quando toquei no assunto das escolas, o Brizola pulou de alegria“, lembrou.

Feliz com a aprovação do governador, Nestor chegou a chamar o renomado arquiteto Sérgio Bernardes, para se juntar à empreitada. Nas semanas seguintes, no entanto, depois de conversas sobre a estética da futura construção, Oscar Niemeyer acabou assumindo o projeto em definitivo, ao ser convidado pelo vice-governador Darcy Ribeiro.

A homenagem contou ainda com as presenças dos conselheiros Ivan Moreira, corregedor do TCMRio, e David Carlos Neto, e da secretária-geral da presidência, Marcia Lins. A jornalista e apresentadora Liliana Rodriguez, mulher de Nestor, foi presenteada com um buquê de flores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conselheiro do TCMRio Nestor Rocha é homenageado pela ideia de criação do Sambódromo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui