Conselho de Ética aprova pena de censura para Daniel Silveira

A pena de censura escrita aplicada ao deputado é a punição mais branda prevista no Código de Ética da Câmara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Vinicius Loures

O Conselho de Ética da Câmara rejeitou nesta terça-feira (13/07) a terceira suspensão de mandato do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). O órgão aprovou o parecer do deputado Diego Garcia (PODE-PR) que recomendou a pena de censura escrita ao parlamentar em alternativa a perda do cargo.

Daniel Silveira foi representado em 2020 por um vídeo, publicado nas redes sociais, em que o parlamentar ameaça manifestantes contrários ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O procedimento foi apresentado pelos partidos Rede, PSOL e pelo PSB, sob a alegação de que o deputado quebrou o decoro parlamentar. O deputado já foi representado em outras ocasiões.

O parlamentar por sua vez, disse em sua defesa em várias ocasiões que estaria gozar de imunidade protegido pela imunidade parlamentar, previsto na Constituição, que lhe daria o a garantia institucional para que não fosse perseguido por suas ideias e opiniões.

Durante a sessão, a deputada Rosa Neide (PT-MT) deu parecer pela pena de suspensão de três meses. De acordo com o relatório da parlamentar, o tom adotado por Daniel Silveira no vídeo contra os manifestantes era “inquestionavelmente belicoso e ameaçador”. O parecer da deputada foi rejeitado pelo presidente da casa, Paulo Azi (DEM-BA).

Advertisement

A pena de censura escrita aplicada ao deputado é a punição mais branda prevista no Código de Ética da Câmara.

Além deste ato, a representação movida contra o deputado também relembrou outras ações do deputado federal como a quebra de uma placa em homenagem à deputada estadual Marielle Franco (Psol), assassinada em 2018.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conselho de Ética aprova pena de censura para Daniel Silveira
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui