Existem diversas formas para eliminar a gordura localizada, entre elas a adoção de hábitos saudáveis. Inclusive, o ideal é começar tentando esses métodos, que incluem a alimentação saudável e prática de atividades físicas.
Infelizmente, na maioria das vezes, dieta e exercícios físicos não eliminam por completo a gordura localizada. As indesejáveis gordurinhas podem aparecer mesmo quando a pessoa está dentro de uma faixa de peso considerada normal, mas visualmente pode-se observar depósitos localizados de gordura, os chamados pneuzinhos.
De um modo geral, os homens tendem a acumular o seu excesso de gordura na região abdominal. As mulheres tendem a acumular gordura na região do quadril, coxas e glúteos. E, por mais improvável que isso possa parecer, muitos homens e mulheres deixam de usar certos tipos de roupas, e de se sentirem à vontade em um traje de banho e uma série de outras coisas por causa delas.
Sabemos que a maioria das pessoas deseja adquirir esse resultado sem a cirurgia, ou seja, apenas com hábitos saudáveis e exercícios. Quando isso não acontece, a cirurgia plástica pode ajudar, e o procedimento mais indicado é a lipoaspiração, técnica com o propósito de remover o excesso de gordura, melhorando o contorno corporal do paciente. Porém, é importante ressaltar que essa técnica não é indicada para redução de peso, pois o limite de gordura aspirada não pode ultrapassar 5% da gordura corporal.
A cirurgia plástica existe para ajudar quem não consegue o resultado esperado. Entretanto, o momento de partir para essa alternativa, vai depender de cada paciente e de sua motivação. Converse com um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que vai ser ético e correto na indicação da sua cirurgia.