Um estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), por meio da plataforma Retratos Regionais, verificou que o estado do Rio de Janeiro voltou a apresentar saldo positivo nas contratações no mês de janeiro (+1.699 vagas de empregos formais), contrariando a tendência de recuo do final de 2021. Os setores de Serviços (+5.920), Indústria e Construção (+5.162) e a Agropecuária (+105) foram os grandes responsáveis pelo o saldo econômico positivo no estado. De acordo com o levantamento, o setor de Comércio (-9.488) foi o único setor a ainda registrar saldo negativo em janeiro, graças ao encerramento das vagas temporárias de final de ano.
Construção Civil fluminense apresentou bons resultados
A Firjan realizou ainda análises setoriais e regionais que indicaram que, no mês janeiro, no setor industrial do estado, a Construção Civil (+4.015), apresentou o segundo maior saldo entre os estados, tendo registrado ainda o maior saldo mensal de contratações da série histórica do novo Caged, iniciada em 2020.
O presidente do Conselho Empresarial de Economia da Firjan, Rodrigo Santiago, explicou que, apesar da dinâmica própria do final ano, quando há mais demissões, a Construção Civil fluminense apresentou bons resultados, graças ao dinamismo atingido pelo setor.
“Historicamente o mês de janeiro gera menos contratações e, por conta, da sazonalidade do fim de ano, mais demissões. Ainda assim, o início do ano surpreendeu positivamente com o espalhamento da Construção Civil por mais da metade dos municípios fluminenses. O dinamismo do setor está em linha com o que a federação defende em seu programa Rio Canteiro de Obras, com 22 ações em diversas regiões do estado”, declarou Rodrigo Santiago.
Os bons resultados apresentados pela Construção Civil não impactaram os municípios do Rio de Janeiro de forma homogênea. Das 92 cidades do Rio, 40 registraram saldo positivo em janeiro, com destaque para a Capital (+3,5 mil), seguida por Araruama (+1,0 mil) e Arraial do Cabo (+376). Contrariando essa tendência, alguns municípios do Grande Rio, apresentaram os maiores saldos negativos, em janeiro: Magé (-669), Nova Iguaçu (-604), São Gonçalo (-536) e Niterói (-311).
No que diz respeito às contratações no setor industrial (incluindo a Construção Civil), os resultados foram mais disseminados pelo estado, onde 58 municípios registraram saldo positivo em janeiro. Tendo a cidade do Rio ocupado a liderança (+1.871), seguida de Araruama (+921). A boa notícia é que Niterói (+686) e Duque de Caxias (+505) também apresentaram bons resultados na abertura de vagas de trabalho industriais no início de 2022.
Plataforma Retratos Regionais
A plataforma Retratos Regionais toma como base o saldo de empregos formais que constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em painel setorial, os setores industriais são tratados de forma específica.
Em painel regional, que possibilita ainda a busca por cidade, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Para acessar a plataforma: https://bit.ly/2WunK6l.