Na manhã desta sexta-feira (26), a Prefeitura do Rio de Janeiro demoliu uma construção irregular de dois pavimentos, com aproximadamente 60m² de área construída, ainda em fase de alvenaria e desocupada, na Estrada Vereador Alceu de Carvalho, em Vargem Grande, Zona Oeste da capital fluminense.
Toda a construção foi erguida sobre a calha do Canal de Sernambetiba, em cima de uma área aterrada de forma irregular, estreitando a calha original do canal e provocando o represamento parcial do seu fluxo natural.
De acordo com engenheiros da Prefeitura, em caso de chuva forte, considerando a precariedade da construção, os ocupantes do imóvel correriam um grande risco, uma vez que, com o aumento da vazão de água, a estrutura poderia entrar em colapso estrutural e cair.
Uma outra construção, próxima a que foi demolida e com as mesmas características, foi notificada e embargada pela concessionária Rio Águas. Uma nova operação de demolição será programada para o local para prevenir um possível desabamento.
”Já há algum tempo estamos dando um recado muito claro que não toleramos construções irregulares no município do Rio. Desta vez, estamos aqui em Vargem Grande realizando a demolição deste imóvel erguido sem nenhuma autorização e que colocava em risco seus futuros ocupantes, uma vez que foi erguido sobre o Canal de Sepetiba. Seguiremos nossa atuação com foco na preservação de vidas e ordenamento da cidade”, diz o secretário de Ordem Pública do Rio, Brenno Carnevale.