Construções históricas da Colônia Juliano Moreira estão em péssimo estado de conservação

A Prefeitura, através da subprefeitura de Jacarepaguá, garantiu que os cuidados básicos serão realizados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Luana Ferreira

Localizado em Jacarepaguá, as construções históricas de uma antiga fazenda, que posteriormente foram usadas em um hospital psiquiátrico, estão em lastimáveis condições. Além de todo o problema de conservação que pode ser visto a olho nu, as estruturas correm risco de desabar.

De acordo com texto de Luana Ferreira, que se baseou em um artigo científico de Inês El-Jaick Andrade para denunciar o problema na página Rio Antigo, “além dos vestígios materiais dos Engenhos, o sítio abriga fragmentos históricos de outros momentos significativos, como o do funcionamento da antiga Colônia Juliano Moreira. Havendo, assim, a transição de uma arquitetura colonial, que no Brasil misturava traços renascentistas, maneiristas, barrocos, rococós e neoclássicos, para uma arquitetura pavilhonar e hospitalar, fundamentada nas teorias higienistas que vigoravam no período”.

A Prefeitura, através da Subprefeitura de Jacarepaguá, garantiu que os cuidados básicos, como o corte de grama, limpeza, além de incentivar o turismo local, serão realizados.

Contudo, Luana Ferreira, que chegou a se reunir com gestores públicos para debater o problema alerta que: “Não é só limpar. Porque a estrutura pode cair. Sei que ali é complicado por conta dos tombamentos, mas se nada de mais concreto for feito, a estrutura vai cair”.

Advertisement

Luana Ferreira conta, ainda, que “a partir de 1789, esse engenho passou a ser conhecido como Engenho Novo de Jacarepaguá. Algumas construções do Engenho Novo ainda existem na CJM e foram tombadas pelo IPHAN e pelo INEPAC. A sede da fazenda e a Igreja de N. S. dos Remédios, tombadas pelo INEPAC em 1990, são remanescentes do século XIX”.

Em 1938, o trecho final do aqueduto foi tombado pelo IPHAN. A jazida arqueológica do aqueduto foi registrada em 1962 no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos do IPHAN. Esta parte do sítio pertence ao campus FIOCRUZ Mata Atlântica.

O Núcleo Histórico Rodrigues Caldas foi inaugurado em 1924 como o primeiro conjunto do pavilhão da colônia agrícola para asilar alienados em Jacarepaguá. Em 1996, a Colônia Juliano Moreira foi municipalizada e passou a se chamar Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Construções históricas da Colônia Juliano Moreira estão em péssimo estado de conservação
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui