Revitalização da Estação da Leopoldina planeja Cidade do Samba 2, centro de convenções e área residencial

Construída em 1926, a propriedade pertence à União. O município pretende adquirir o imóvel, tombado pelo Iphan, com um plano de ocupação de uso misto em quatro blocos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Abandonada desde 2002, a histórica Estação Leopoldina na Avenida Francisco Bicalho, na Região Central do Rio, pode finalmente ganhar um novo propósito. Antiga e imponente, a Estação Ferroviária Barão de Mauá, conectava o Rio de Janeiro a Petrópolis e aos estados de São Paulo e Minas Gerais. Foi fechada quando teve seu direito de uso cedido à SuperVia, com as linhas sendo transferidas para a Estação Central do Brasil. Após abrigar eventos culturais, a estação agora pode ser revitalizada.

A Prefeitura do Rio revelou um projeto no último sábado (16/12) para transformar o local, proposto para abrigar a Cidade do Samba 2, um centro de convenções e uma área residencial em seus 124 mil m². Construída em 1926, a propriedade pertence à União. Nesta segunda-feira (18/12), o prefeito Eduardo Paes apresentará formalmente a proposta à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O município pretende adquirir o imóvel, tombado pelo Iphan, com um plano de ocupação de uso misto em quatro blocos, incluindo reforma do prédio histórico, centro de convenções, Cidade do Samba 2 e empreendimentos residenciais.

img 2646 2 1 Revitalização da Estação da Leopoldina planeja Cidade do Samba 2, centro de convenções e área residencial
Abandonada desde 2002, a histórica Estação Leopoldina pode finalmente ganhar um novo propósito – Foto: Reprodução

A Superintendência do Patrimônio da União (SPU) definirá o valor da negociação por meio de um laudo, enquanto a prefeitura assumirá as obrigações judiciais. Nas redes sociais, Eduardo Paes compartilhou um vídeo que personifica a estação expressando sua esperança de ser reformada após anos de abandono.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Revitalização da Estação da Leopoldina planeja Cidade do Samba 2, centro de convenções e área residencial

18 COMENTÁRIOS

  1. Não sou carioca, mas o melhor a se fazer com essa Estação é reativar as ferrovias e adaptar a estação pra ser um grande mercadão municipal, sendo a principal fonte de abastecimento alimentício para os futuros moradores que o projeto do Reviver Centro pretendem atrair pro futuro.

    Seria uma mão na roda logística para a cidade e um mercado de grande porte para os futuros moradores e até mesmo turistas.

  2. Chega de samba, chega de Carnaval. Precisamos de políticas sérias, parece que só ligam pra samba nessa cidade. A pequena África já virou grande África agora contemplando parte do centro que nunca foi relacionada e agora cidade do samba 2? Pelo amor aos deuses. Menos samba, menos funk, menos identitarismo e mais revitalização dos espaços históricos, segurança, vias urbanas limpas e seguras e mais, muito.mais transportes ferroviários.

  3. Eu como ferroviário ( aposentado ) acho que as Associações Ferroviariaria do nosso País deveriam se unir e embargar tal loucura como esta e tantas outras de igual teor pois , sò quem tem nas veias o sangue de FERROVIÁRIO sabe o qt esses patrimonios -nos representam.

  4. Fazer CONJUNTO HABITACIONAL e qq coisa ligada a SAMBA, são projetos que traz votos ou vcs ainda ñ perceberam?
    Estou de pleno acordo com os comentários do “Israel Ondas dos Santos e da Cidadã”. Esses políticos precisam entender qual a importância que o turismo ligado à passeios trás a outros municípios da nossa cidade
    Esse nosso prefeito só pode estar testando a paciência da sua população. Imaginem construir um conjunto habitacional ao lado do Cidade do Samba 2 que, por sua vez vai estar ao lado de nossa Zona do Baixo Meretricio (com todo respeito aquela região). Ele só pode estar de brincadeira.
    Alô “DUDU”! Repense essa tua ideia…

  5. A esperança era que, pelo menos parte dela, virasse o Museu do Trem, que atualmente está jogado igual lixo num depósito no Engenho de Dentro, já estive lá duas vezes – dá até tristeza/revolta de ver aquele acervo maravilho sendo tratado como lixo!. Na minha opinião seria maravilhoso se o Museu do Trem fosse transferido para este prédio, não existe lugar melhor para isso. E ainda daria pra fazer todas as outras coisas de Carnaval e futura estação de trem rápido ligando RJ—SP.
    O espaço é mundo grande, tanto na Estação (parte interna) quanto na parte externa (laterais e fundos do prédio histórico). Logo, não tem porque ficarem de briguinhas políticas inúteis aqui (como este comunista otário!): o espaço pode contemplar TODAS AS DEMANDAS: é só querer e ter coerência, visão e amor pela cidade!.

  6. A esperança era que, pelo menos parte dela, virasse o Museu do Trem, que atualmente está jogado igual lixo num depósito no Engenho de Dentro, já estive lá duas vezes – dá até tristeza/revolta de ver aquele acervo maravilho sendo tratado como lixo!. Na minha opinião seria maravilhoso se o Museu do Trem fosse transferido para este prédio. E ainda daria pra fazer todas as outras coisas de Carnaval e futura estação de trem rápido ligando RJ—SP.
    O espaço é mundo grande, tanto na Estação (parte interna) quanto na parte externa (laterais e fundos do prédio histórico). Logo, não tem porque ficarem de insultos e briguinhas políticas inúteis (como este comunista otário!): o espaço pode contemplar TODAS AS DEMANDAS: é só querer e ter coerência e visão!.

  7. Não não e não….não dà cara. Jma estação dessa deveria see revitalizada pra receber o trem bala e conexões com uma estação Praça da Bandeira do trem realocada e revitalizada, fora VLT e BRT chegando até a Candelária passando na porta de um fituro trem bala ou de média velocidade para estados do Sudeste como antes e pq não um futuro metrô vindo do Galeão passando pela Rod. Novo Rio, Leopoldina, Estácio, Rio Comprido, Cosme Velho e seguindo para a Zona Sul em diante……esses Zé malandro não pensam….cidade dos bicheiro 2 nãooooo.

  8. Um absurdo este projeto do governo estadual. Essa turma não gosta de preservar a história, está sempre querendo transformar tudo, jamais preservar, modernizar e colocar pra funcionar. ESTACAO LEOPOLDINA vai se transformar espaço do Samba. Kkkkk Não tem a menor sentido. Este país é hilário kkkk kkkkkkkk na década 70 existiu um projeto pra derrubar a Candelária pra fazer estacionamento kkkkkkkkkkkkkkkkk explodiram a universidade Gama Filho pra fazer uma praça. É trágico cômico. Chega ser inacreditável. Este país é um hospício. Os políticos são irresponsáveis e incompetentes. O povo colabora.

  9. Concordo plenamente com você, um verdadeiro absurdo!!!
    É um estado totalmente sem memória, a Leopoldina é uma estação com tantas histórias….
    Favela vertical, muito triste!!!!!
    O trem de prata,andei muito,que espetáculo que era!!!!

  10. A HIPOCRISIA DESSE POVO DO ÓDIO É DE DAR NOJO AO INVÉS DE COBRAR DO GOVERNADOR BOLSONARISTAS Q ESSA ESTAÇÃO ABANDONADA A ANOS E Q HJ PPVE VIRA ALGO UTIL E VALORIZADO POR Q O PRÉDIO PÚBLICO E HISTÓRICO ABANDONADO A ANOS MAIS COMO É O PREFEITO Q NÃO SE BANDEIA PR ESSE LADO DO ÓDIO E TA TRABALHO VALORIZANDO NOSSA CIDADE NÃO ELES VEM CRITICAR E TACAR PEDRA NO NOSSO CARNAVAL BANDO DE DOENTE VAI LA COBRAR O POR Q P GOVERNADOR BOLSONARISTAS TÁ SE METENDO COM O CARNAVAL ?

  11. A Estação Leopoldina deveria ser revitalizada como estação de trem, sua função. Mas não, teremos mais uma inútil cidade do samba… Conjunto habitacional poderiam fazer em outro lugar. Espaço perdido.

  12. Mas será possível que tudo vira conjunto habitacional???? PRECISAMOS DE TRANSPORTES, FERROVIAS! O trem de Miguel Pereira está fazendo sucesso, o Trem de Prata deixa saudades, temos uma estação linda como esta e ao invés do carioca ter mais um equipamento BÁSICO E ESTRATÉGICO o prefeito vai criar mais um foco de samba e mais um conjunto habitacional para virar favela vertical? É o FIM!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui