Consulado de Portugal recebe jovens da Maré para concerto de música clássica

Os professores de renomadas escolas musicais de Paris, Dominique de Williencourt (violoncelo) e Jean Ferrandis (flauta), dividem o palco com a Camerata Uerê, que completa 10 anos de atividades dentro do Música no Museu, neste sábado (28/10)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

O Consulado de Portugal, localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, receberá, neste sábado (28/10), às 18h, os 15 integrantes jovens do Complexo da Maré, que formam a Camerata Uerê. Obras-primas de Bach, Vivaldi e Tchaikovsky junto com dois consagrados músicos franceses, professores em duas das maiores escolas musicais de Paris, e do mundo. O encontro fecha com chave de ouro o programa de outubro do Música no Museu, maior série fixa de música clássica do Brasil, com 26 anos de atividade ininterrupta.

A formação está com nove violinos, três violas, dois violoncelos e um contrabaixo, fora os solistas. A orquestra de câmara de cordas mostra o resultado da evolução de uma década, que a Camerata Uerê completa em 2023, como parceira do Música no Museu. É também seu primeiro grande concerto sob a regência do maestro Mateus Araujo, que a assumiu em julho. 

A maior parte das crianças e jovens é da Maré, mas outros, de comunidades vizinhas, participam. A formação de um músico é um processo lento e vem desde cedo com aulas e ensaios que transformam a vida dos jovens trazendo não apenas conhecimento e capacitação, mas também uma perspectiva profissional. A expectativa é enorme, porque os desafios são cada vez maiores. Eles estão descobrindo a música e enfrentando um repertório que é praticado grandes orquestras profissionais”, celebra o maestro.

Dominique de Williencourt e Jean Ferrandis reproducao facebook Dominique de Williencourt Consulado de Portugal recebe jovens da Maré para concerto de música clássica
Dominique de Williencourt e Jean Ferrandis / Divulgação

O repertório começa com o Prelúdio das “Bachianas Brasileiras n.4”, de Heitor Villa-Lobos, “uma das mais expressivas páginas da música brasileira”, nas palavras de Mateus Araujo, cujo currículo inclui o posto de regente titular de orquestras como Jazz Sinfônica de São Paulo, Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfônica do Theatro da Paz (Belém), Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem e Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro.

Em atividade desde 2013, parceira do Música do Museu, a Camerata Uerê é o braço musical do projeto Uerê, organizado pela artista plástica Yvonne Bezerra de Melo para atender a crianças e jovens marcados por traumas resultantes da violência da Maré, na Zona Norte do Rio. A conexão Brasil-França vem desde sua fundação, tendo como mentora e primeira diretora musical a professora Constance Despretz, também francesa e, agora, responsável por trazer o flautista e o violoncelista.

  • Serviço: Música no Museu
  • Camerata Uerê, Dominique de Williencourt (violoncelo) e Jean Ferrandis (flauta)
  • Local: Palácio São Clemente – Consulado de Portugal / Rua São Clemente, 424, Botafogo
  • Entrada franca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Consulado de Portugal recebe jovens da Maré para concerto de música clássica
lapa dos mercadores 2024 Consulado de Portugal recebe jovens da Maré para concerto de música clássica

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui