Convênio entre Invest.Rio e Senac RJ posiciona o Rio como a capital da tecnologia e da inovação

O acordo prevê atuação conjunta das instituições para fortalecer o ecossistema de tecnologia da cidade, por meio da educação, pesquisa e inclusão digital

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea do Porto Maravilha • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Na última sexta-feira (21/04), o Senac RJ e a Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio, firmaram o “Rio do Futuro”, um convênio que une as duas entidades em prol do fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação da cidade, tendo educação, pesquisa e inclusão digital como pilares.

A iniciativa faz parte de um projeto realizado pela Web Summit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo para conectar empreendedores, startups e investidores, cuja primeira edição acontece a partir de terça-feira (1/05), no Riocentro, na Zona Oeste. Estão previstas seis edições do evento na cidade, entre 2023 e 2028, com projeção de injetar R$ 1,2 bilhão na economia carioca. 

Esse movimento faz parte de um esforço mais amplo da Prefeitura para atrair investimentos e posicionar o Rio como a capital da inovação na América Latina. O Web Summit marca um novo momento para a cidade: a atração de investimentos e empresas, a transformação do ambiente de negócios e a qualificação do nosso capital humano. Mas queremos ir além, e para isso estamos acionando os principais atores para estarem junto conosco nessa caminhada”, afirmou o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen.

Além do evento internacional, o convênio inclui ainda um circuito de eventos com foco educacional para promover a disseminação do conhecimento, atrair talentos e fortalecer o mercado de trabalho. Um desses eventos, em fase de desenvolvimento, acontecerá em setembro deste ano, reunindo projetos sociais, empresas e personalidades que já atuam no fomento à inclusão social e digital no Rio.

Advertisement

A iniciativa visa expandir o acesso às oportunidades de trabalho e projetos de tecnologia capazes de dar maior dinamismo à economia da cidade. O evento terá entrada gratuita e acontecerá no Expo Mag, na Cidade Nova, e se somará a outros eventos como o Wired e o Rio Innovation Week, que já ocorrem anualmente pela cidade. 

A grande contrapartida dessa parceria é social. É preciso dar capilaridade ao tema da tecnologia e inovação, com foco na educação inclusiva. É preciso investir fortemente na formação de mão de obra para o segmento de TI, dar oportunidade aos talentos ainda não descobertos e garantir à população acesso a esse ecossistema, reduzindo o abismo social através da tecnologia”, explica Sérgio Ribeiro, diretor regional do Senac RJ. 

Para nortear a tomada de decisão dos projetos que fazem parte do tratado, a Invest.Rio e o Senac RJ colocarão à disposição uma plataforma de dados conjunta, que mapeará startups, investidores, aceleradoras e demais atores do setor de inovação do Rio de Janeiro. O objetivo é aumentar a competitividade da cidade em relação a outras regiões do país, principalmente em relação ao ambiente de negócios. Missões institucionais, tanto nacionais quanto internacionais, com foco na captação de investimentos e no desenvolvimento econômico, também compõem o escopo do acordo. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Convênio entre Invest.Rio e Senac RJ posiciona o Rio como a capital da tecnologia e da inovação
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui