O Centro Cultural da Procuradoria-Geral do Estado, localizado no restaurado Convento do Carmo, no Centro, vai receber, nesta quarta-feira (23/04), a doação de um quadro pintado por Candido Portinari com o retrato do escritor e historiador Octávio Tarquínio de Souza. A informação foi revelada pelo portal Lu Lacerda.
A obra, doada pelo neto de escritor, Antônio Gabriel de Paula Fonseca, vai ficar na biblioteca de Tarquínio e sua mulher, Lúcia Miguel Pereira, crítica literária e escritora. A biblioteca foi doada para a PGE em 2010 e reconstituída no Convento do Carmo, exatamente como o acervo estava na casa do casal, no Parque Guinle, em Laranjeiras, com todo o mobiliário.
Octávio Tarquínio e Lúcia Miguel Pereira fizeram parte da elite intelectual do país entre as décadas de 1920 e 50. O apartamento do casal, com a biblioteca, era muito frequentado por artistas, escritores e políticos, como o próprio Portinari, Carlos Lacerda, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Vinicius de Moraes.
Portinari pintou o retrato com Octávio posando de modelo vivo e entregou a obra para o escritor no dia de seu aniversário, em 7 de setembro de 1943. Antes, o quadro participou de uma exposição com outros retratos pintados por Portinari, no Museu Nacional de Belas Artes.
O casal morreu em 1959, quando o avião Viscount da Vasp em que eles voltavam de São Paulo se chocou com um avião de treinamento da Força Aérea Brasileira.