Convento do Carmo vai ganhar quadro de Portinari

Obra de Portinari com o retrato do escritor e historiador Octávio Tarquínio de Souza ficará exposta Centro Cultural da Procuradoria-Geral do Estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Centro Cultural da Procuradoria-Geral do Estado, localizado no restaurado Convento do Carmo, no Centro, vai receber, nesta quarta-feira (23/04), a doação de um quadro pintado por Candido Portinari com o retrato do escritor e historiador Octávio Tarquínio de Souza. A informação foi revelada pelo portal Lu Lacerda.

A obra, doada pelo neto de escritor, Antônio Gabriel de Paula Fonseca, vai ficar na biblioteca de Tarquínio e sua mulher, Lúcia Miguel Pereira, crítica literária e escritora. A biblioteca foi doada para a PGE em 2010 e reconstituída no Convento do Carmo, exatamente como o acervo estava na casa do casal, no Parque Guinle, em Laranjeiras, com todo o mobiliário.

Octávio Tarquínio e Lúcia Miguel Pereira fizeram parte da elite intelectual do país entre as décadas de 1920 e 50. O apartamento do casal, com a biblioteca, era muito frequentado por artistas, escritores e políticos, como o próprio Portinari, Carlos Lacerda, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Vinicius de Moraes.

Portinari pintou o retrato com Octávio posando de modelo vivo e entregou a obra para o escritor no dia de seu aniversário, em 7 de setembro de 1943. Antes, o quadro participou de uma exposição com outros retratos pintados por Portinari, no Museu Nacional de Belas Artes.

O casal morreu em 1959, quando o avião Viscount da Vasp em que eles voltavam de São Paulo se chocou com um avião de treinamento da Força Aérea Brasileira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Convento do Carmo vai ganhar quadro de Portinari
lapa dos mercadores 2024 Convento do Carmo vai ganhar quadro de Portinari

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui