Copa AFG na Arena AfroGames no Cantagalo surpreende a todos e se posiciona como referência gamer no Rio de Janeiro

Vigário Geral e Complexo da Maré emocionaram os mais de 500 convidados presentes nas finais de Valorant, Free Fire e EA SPORTS

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Arena AfroGames no Cantagalo sediou, nesta quarta-feira (31), a tão aguardada Final da Copa AFG, promovida e realizada pelo AfroReggae. O evento surpreendeu pelo expressivo público, como também pela qualidade de sua produção e estrutura de ponta.

A iniciativa destaca a urgência de incluir jovens de favelas, áreas periféricas e grupos estigmatizados no universo dos jogos eletrônicos. Essa inclusão, além de ser uma necessidade social, é vital para o desenvolvimento do setor, conforme evidenciam pesquisas que destacam a importância da diversidade para o desenvolvimento econômico.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

O evento teve a presença de William dos Prazeres, mais conhecido como Blackwill, renomado apresentador de games e esports, figura inspiradora para diversos jovens negros. A grande final da Copa AFG também contou com a presença de Bryan Sant, influencer com mais de 2 milhões de seguidores no TikTok e mais de 900 mil no Instagram, morador da Cidade de Deus, conhecido por compartilhar sua rotina como motoboy de forma engraçada e inusitada.

Os participantes do AfroGames passam por um ano de preparação em jogos com títulos acessíveis, programação, design de jogos e curso de inglês, preparando-os para o mercado profissional.

As finais de Free Fire, EA Sports FC e Valorant foram momentos intensos, entremeados por premiações, quizzes e showmatches, que proporcionaram uma experiência completa aos espectadores que acompanharam todo o espetáculo através da Twitch, como as mais de 500 pessoas que estiveram presente na Arena durante às sete horas de evento. Vigário Geral se consagrou campeão no Free Fire, enquanto o Complexo da Maré triunfou nas modalidades de Valorant e EA Sports FC (Fifa).

“A Copa AFG veio mostrar que ninguém deve duvidar do sonho de um jovem favelado.” destacou Carlos Azevedo, Coordenador do AfroReggae.

Danilo Costa, Diretor Executivo do AfroReggae, ressalta: “O objetivo da Copa AFG é dar visibilidade a todos esses talentosos jovens negros, moradores de favela e áreas periféricas, conectando pessoas em uma competição saudável e rica em oportunidades.”

A parceria entre o AfroGames e a IHS Tower, líder em infraestrutura de telecomunicações, é um passo significativo na busca por oportunidades e acessibilidade. O projeto é desenvolvido em contrapartida ao Antenar, que visa levar internet de alta velocidade para áreas densamente povoadas, conectando comunidades e quebrando barreiras de acesso à informação.

A iniciativa tem apoio ainda da DT3, líder em cadeiras gamers, e da Ambev, empresas que mantêm sólida relação com o Grupo Cultural AfroReggae, reforçando o compromisso com a promoção do evento.

Estrategicamente localizada no Cantagalo, coração da Zona Sul Carioca, a Arena AfroGames destaca-se como um espaço inclusivo e comunitário. Recentemente reformada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, consolidou-se como parte integrante de iniciativas sócio comunitárias e governamentais.

A Copa AFG também faz parte das comemorações dos 31 anos de extensa atuação social que o AfroReggae completou no último dia 21 de janeiro. Mantendo firme sua missão de promover conexões e oportunidades que elevem a diversidade nos mais variados setores da sociedade, a realização da Final da Copa AFG representa um marco no reconhecimento dos esports como uma alternativa promissora no desenvolvimento de jovens.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Copa AFG na Arena AfroGames no Cantagalo surpreende a todos e se posiciona como referência gamer no Rio de Janeiro

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui