Copacabana: Colônia de pescadores, no Posto 6, completa 100 anos e ganha mostra fotográfica

Local de referência e encontro para os pescadores artesanais, a Colônia Z-13 é o espaço onde os trabalhadores aplicam estratégias de atuação sustentável

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pescadores Z-13 em ação / Foto: Andre Arruda

A tradicional Colônia de Pescadores Artesanais Z-13, baseada no Posto 6, em Copacabana, completa 100 anos em 2023. Para celebrar a data, a exposição “Colônia dos Pescadores Z-13 – 100 anos” ficará em cartaz, no local, de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h, até o mês de dezembro. A mostra, que conta com o patrocínio da OceanPact e apoio do Instituto Mar Urbano (IMU), combina fotografias de Marc Ferrez – parte da coleção Gilberto Ferrez -, do Instituto Moreira Salles, e fotos documentais de André Arruda. A entrada é franca.

A gerente de Sustentabilidade da OceanPact, Ana Lyra, esclarece que a atuação dos pescadores é importante para o monitoramento da população marinha e das condições do mar ao longo do tempo.

“Os pescadores artesanais são importantes para a obtenção de dados e informações sobre a saúde dos ecossistemas marinhos. A experiência desses pescadores possibilita, por exemplo, a detecção e monitoramento das mudanças nas populações de peixes e do comportamento dos animais ao longo do tempo”, afirma Ana Lyra.

Ricardo Gomes, diretor do IMU, por sua vez, ressalta que a exposição tem o propósito de fazer com que a população conheça e valorize a trajetória e o legado desses profissionais que desempenham um papel importante na cultura e economia da cidade.

Advertisement

O curador da mostra e fotógrafo, André Arruda comenta: “A Z-13 é o meu lugar favorito do Rio. As tecnologias mudam, as câmeras evoluem, mas o ritual milenar de colocar o barco na água pela força humana permanece. Todos os dias. É uma metáfora da vida”.

A Colônia Z-13 é um local de referência e encontro para os pescadores artesanais. Na colônia, os profissionais põem em prática estratégias de desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira. Com a exposição, a OceanPact reforça o seu compromisso com a preservação dos mares e com sustentabilidade das comunidades costeiras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Copacabana: Colônia de pescadores, no Posto 6, completa 100 anos e ganha mostra fotográfica
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui