Neste domingo (27/11), acontece na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, a 27ª Parada do Orgulho LGBTQIA+. A concentração para o evento começará às 11h na Avenida Atlântica, na altura da Rua Sá Ferreira, na região do Posto 5 da praia. Já o desfile tem previsão de início para às 14h, e a tendência é que percorra até a Rua Rodolfo Dantas.
Para o desfile, a CET-Rio montou um esquema especial de trânsito, com algumas interdições. A primeira começa às 23h30 deste sábado (26/11), na pista junto à orla da Avenida Atlântica, entre as ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos. Isso se faz necessário para que os trios elétricos sejam posicionados.
Já às 07h de domingo, começará o horário de lazer da Atlântica, como tradicionalmente ocorre aos domingos e feriados. A partir das 10h, por sua vez, a pista localizada junto aos prédios da via será interditada, no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e Avenida Princesa Isabel, além de seus respectivos acessos, caso haja ocupação pelo público.
Vale ressaltar que a área de lazer da Atlântica e a interdição da pista junto aos edifícios serão mantidos até o término da Parada. A desocupação da via pelo público e a limpeza das pistas, com a liberação total ao trânsito, está prevista para acontecer até às 23h.
A inversão de mão da Avenida Atlântica, na pista dos prédios, funcionará em seu horário habitual, isto é, das 07h às 18h.
Para realizar a ação, a CET-Rio deve contar com aproximadamente 80 agentes, entre guardas municipais, operadores e apoiadores de tráfego.
Quem pagou?