Copacabana recebe, neste domingo, a 28ª Parada Do Orgulho LGBTI+ Rio 2023

Concentração do evento acontece na Rua Sá Ferreira Posto a partir das 11h. O desfile está programado para ter início às 15h, saindo do Posto 5 até a Rua Rodolfo Dantas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Parada do Orgulho Gay / Prefeitura

A Avenida Atlântica, em Copacabana, recebe a 28ª Parada Do Orgulho LGBTI+ Rio 2023 neste domingo (19). A concentração do evento ocorre na pista da orla, na altura da Rua Sá Ferreira (Posto 5) a partir das 11h. Já o desfile está programado para as 15h, saindo do Posto 5 até a Rua Rodolfo Dantas.

A Prefeitura do Rio montará uma tenda na altura da Rua Miguel Lemos para prestar serviços à população, como vacinação, compartilhamento de esclarecimentos e distribuição de material informativo. Os atendimentos acontecem a partir das 9h.

A Parada do Orgulho é um momento histórico do movimento LGBTI+ para marcar a luta pelos direitos civis e nós, como Prefeitura do Rio, aproveitamos a ocasião para levar os serviços da Prefeitura para a população que estará no evento. Estaremos lá desde as 9h prestando esclarecimentos e dando informações aos cariocas”, afirmou Carlos Tufvesson, coordenador executivo da Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS), que também prestará atendimento à população na tenda da Prefeitura. Entre os serviços oferecidos pela entidade estão registro de denúncias com atendimento jurídico para os cidadãos, inscrição para todos os programas desenvolvidos pela CDS, distribuição de folhetos e outros materiais de informação, além de distribuição de preservativos, entre outros atendimentos.

O evento também contará com a presença de integrantes do projeto Garupa, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas LGBTI+ à saúde.  Em 2021, o Garupa foi selecionado pela Bloomberg Philanthropies em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Vital Strategies para o programa “Partnership for Healthy Cities: Covid-19 Response”.

Advertisement

Entre 9h e 15h, a SMS prestará atendimentos de promoção da saúde através da oferta de informações sobre cuidados sexuais e reprodutivos, combate à sífilis; controle do tabagismo e derivados fumígenos (dispositivos eletrônicos), vacinação com os imunizantes contra covid-19, influenza, hepatite e também a antitetânica, entre outras ações.

A Prefeitura recomenda o uso de transporte público para acessar Copacabana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Copacabana recebe, neste domingo, a 28ª Parada Do Orgulho LGBTI+ Rio 2023
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Copacabana recebe, neste domingo, a 28ª Parada Do Orgulho LGBTI+ Rio 2023
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui