É fato sabido que, além da saúde, a economia do mundo inteiro também foi fortemente afetada devido à pandemia do Coronavírus. No Brasil, é claro, a situação não é diferente.
No Rio de Janeiro, mais especificamente falando, a Secretaria Estadual de Fazenda fez um parecer, através da Coordenadoria de Estudos Econômico-Tributários (CEET) – que, por sua vez, pertence à Subsecretaria de Receita – para mostrar os impactos econômicos causados pela Covid-19 no estado.
Os principais prejuízos causados pelo período de isolamento social, até o momento, foram no setor varejista de vestuário e calçados, com retração de 75,9% nas receitas.
Além disso, o setor gastronômico de bares, restaurantes, lanchonetes e padarias também perdeu.
O estudo se baseou na movimentação financeira de março e nos 4 primeiros dias de abril, que diminuiu 14,4% entre a 1ª e a última semana.
Ademais, o levantamento fez uma comparação de dados de volume de operações com incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de março de 2020 com o mesmo mês no ano passado. Através das notas fiscais emitidas, constatou-se queda de 10,9%.
Em contrapartida, o parecer mostrou que o somatório de valores emitidos em todas essas notas fiscais aumentou se comparado a março de 2019. Isso porque a arrecadação passou de R$ 99 bilhões a R$ 119 bilhões, gerando, assim, um crescimento de 20%.
Nos setores, a indústria ampliou-se em 20,73% e teve ICMS destacado de mais 7,57% na comparação de março de agora com o mesmo mês no ano passado. A quantidade de notas fiscais, porém, diminuiu 3,91%.
Já o atacado e o varejo foram opostos: respectivamente, o 1º teve aumento e o 2º diminuição nos 3 itens comparados. Entre as semanas analisadas, só o ICMS do atacado teve alta (12,6%).
O estudo mostra também que o setor mais impactado foi o varejo. Entre o início e o final do mês, a movimentação financeira diminuiu 29,9%. As medidas de isolamento provocaram perdas no varejo de vestuário e calçados, com queda de 75,9% nas receitas. Restaurantes, bares, padarias e lanchonetes tivera redução acima de 60% em todos os indicadores, mostrando que foram afetados.