Coronavírus provoca impacto na economia do RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Comércio do Rio fechado devido ao período de quarentena - Foto: Marcia Foletto

É fato sabido que, além da saúde, a economia do mundo inteiro também foi fortemente afetada devido à pandemia do Coronavírus. No Brasil, é claro, a situação não é diferente.

No Rio de Janeiro, mais especificamente falando, a Secretaria Estadual de Fazenda fez um parecer, através da Coordenadoria de Estudos Econômico-Tributários (CEET) – que, por sua vez, pertence à Subsecretaria de Receita – para mostrar os impactos econômicos causados pela Covid-19 no estado.

Os principais prejuízos causados pelo período de isolamento social, até o momento, foram no setor varejista de vestuário e calçados, com retração de 75,9% nas receitas.

Além disso, o setor gastronômico de bares, restaurantes, lanchonetes e padarias também perdeu.

O estudo se baseou na movimentação financeira de março e nos 4 primeiros dias de abril, que diminuiu 14,4% entre a 1ª e a última semana.

Ademais, o levantamento fez uma comparação de dados de volume de operações com incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de março de 2020 com o mesmo mês no ano passado. Através das notas fiscais emitidas, constatou-se queda de 10,9%.

Em contrapartida, o parecer mostrou que o somatório de valores emitidos em todas essas notas fiscais aumentou se comparado a março de 2019. Isso porque a arrecadação passou de R$ 99 bilhões a R$ 119 bilhões, gerando, assim, um crescimento de 20%.

Nos setores, a indústria ampliou-se em 20,73% e teve ICMS destacado de mais 7,57% na comparação de março de agora com o mesmo mês no ano passado. A quantidade de notas fiscais, porém, diminuiu 3,91%.

Já o atacado e o varejo foram opostos: respectivamente, o 1º teve aumento e o 2º diminuição nos 3 itens comparados. Entre as semanas analisadas, só o ICMS do atacado teve alta (12,6%).

O estudo mostra também que o setor mais impactado foi o varejo. Entre o início e o final do mês, a movimentação financeira diminuiu 29,9%. As medidas de isolamento provocaram perdas no varejo de vestuário e calçados, com queda de 75,9% nas receitas. Restaurantes, bares, padarias e lanchonetes tivera redução acima de 60% em todos os indicadores, mostrando que foram afetados. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Coronavírus provoca impacto na economia do RJ

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui