O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) ultrapassou um importante limite operacional, neste final de semana. A corporação realizou o translado aeromédico simultâneo de dois pacientes graves, vítimas de queimaduras extensas provocadas pela explosão de um botijão de gás.
O transporte dos feridos foi feito no helicóptero do CBMERJ, modelo Leonardo AW169, com capacidade para 2 pilotos e até 10 passageiros. Os homens foram transferidas do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, localizado na cidade Resende, no Sul Fluminense, para o Hospital Estadual Alberto Torres, em Colubandê, em São Gonçalo, na região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro, celebrou o feito, destacando que a população fluminense passa a contar com mais um recurso para socorro de vítimas em estado altamente crítico, como os dois homens queimados que viajaram sob cuidados intensivos e ventilação mecânica.
“O CBMERJ fez história. Realizamos o primeiro transporte inter-hospitalar de dois pacientes ao mesmo tempo, por meio da aeronave. Ambas necessitadas de suporte avançado, com emprego de ventilação mecânica durante o voo. O Corpo de Bombeiros RJ está pronto para atender a população de forma ainda mais ágil, eficiente e segura”, disse o militar.
O atendimento aeromédico do CBMERJ contou com uma tripulação de 5 bombeiros. Na equipe estavam 2 pilotos, 1 médico, 1 enfermeiro e 1 técnico de enfermagem. A transporte inter-hospitalar dos feridos durou aproximadamente 50 minutos.
As informações são da rádio Tupi.