A Marquês de Sapucaí foi liberada para a realização dos desfiles do Carnaval 2023, após a realização da análise dos pontos pendentes e suas devidas soluções pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A vistoria definitiva foi efetuada, nesta sexta-feira (17/02), assim como a liberação da pista e das arquibancadas.
De acordo com o secretário estadual de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro, o sambódromo está seguro para receber 75 mil pessoas, uma vez que “todas as exigências foram cumpridas de acordo com a legislação vigente,” declarou.
O CBMERJ atuará com mais de 100 militares por dia, além de 20 viaturas de busca e salvamento, para prevenir intercorrências graves na cidade. Homens e veículos estarão posicionados em locais estratégicos do Rio.
A edição do Carnaval 2023 contará com uma novidade: os bombeiros farão a inspeção oficial do número de convidados dos camarotes e dos postos médicos em todos os dias de desfiles, através de contadores digitais, para saber quantas pessoas há em cada camarote. A ação visa verificar a lotação máxima expedida para os locais.
Para liberar um alvará de funcionamento, a Diretoria Geral de Diversões Públicas (DGDP) analisa itens, como: segurança contra incêndio e pânico, instalação de sinalização e iluminação de emergência, instalação de extintores, rotas de escape para o público e a contratação de equipe de brigadista, entre outros.
Em caso de realização de evento sem autorização, são lavrados autos de notificação e interdição e o fato é comunicado à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), à Polícia Civil, à Prefeitura e ao Ministério Público.
Divulgação