Na tarde deste sábado (28), o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar um cão que havia sido atropelado e fugido de seus donos, entrando na Lagoa de Piratininga, em Niterói. O animal nadou até a outra margem da lagoa, subiu em uma pedra e, apesar dos esforços dos donos e vizinhos, que usaram um barco para alcançá-lo, o cachorro não respondia aos chamados.
A equipe de resgate foi acionada e, do topo da montanha, recebeu orientação visual de outra guarnição posicionada do outro lado da lagoa, via rádio. Com essa coordenação, os bombeiros alinharam a posição e desceram utilizando cordas ancoradas em arbustos.
Durante a operação, houve uma segunda tentativa de descida do animal, que ficou acuado em uma parte da parede da pedra. Os bombeiros, no entanto, conseguiram acessá-lo com sucesso ao ancorar novamente a corda, completando o resgate.
Após o longo salvamento, o cachorro recebeu água dos bombeiros e foi guiado pela trilha de volta em segurança. Ele também retornou de bote com a equipe e foi devolvido a seus donos em boas condições.
Somente neste ano, o Corpo de Bombeiros já resgatou mais de 17 mil animais.
“Foi uma operação complexa, mas graças ao trabalho em equipe e à cooperação entre os militares, o resgate foi bem-sucedido”, destacou um representante do Corpo de Bombeiros.