O Espaço Cultural Correios de Niterói recebe a partir de 25 de janeiro a exposição “Corpo-Natureza”. Com curadoria de Amanda Leite e Cota Azevedo, a mostra reúne obras de 68 artistas brasileiros que exploram as complexas relações entre corpo e natureza, abordando temas como identidade, territorialidade, crises climáticas e questões de gênero e raça.
A exposição, que fica em cartaz até 8 de março, propõe uma imersão nas diversas linguagens da arte contemporânea, com pinturas, esculturas, fotografias, instalações e outras técnicas. “O percurso na galeria pode ativar uma experiência imersiva crítica junto às obras – imagens que forçam o pensamento a ressignificar e produzir outros sentidos“, afirma Amanda Leite. “Nesta linha tênue que mistura formas e sensações, pergunto: o que nos desestabiliza diante do duo corpo-natureza? No jogo com as visualidades da Arte Contemporânea, como pensar ou repensar a vida, a natureza, os corpos em gestos de criação?“
Cota Azevedo complementa: “Mais do que uma mostra, Corpo-Natureza é um espaço de aprendizado e de sensibilização que busca ampliar as nossas percepções físicas, culturais, políticas e simbólicas sobre o tema. A exposição abre caminhos para um pensar mais livre, mais selvagem, que conjecture o espontâneo, o impensado, o despretensioso“.
Serviço:
Exposição Corpo-Natureza
- Local: Espaço Cultural Correios de Niterói (Rua Visconde do Rio Branco, 481 – Niterói – RJ)
- Abertura: 25 de janeiro de 2025 – 15h
- Visitação: 25 de janeiro a 8 de março de 2025
- Horário: Segunda a sexta, das 11h às 18h; sábados, das 13h às 18h
- Entrada: Gratuita
- Classificação: Livre
- Informações: (21) 2503-8550