Corredor do BRT Transbrasil passa a operar com 17 estações no Rio

Também começou a valer o novo sistema de controle integrado da Avenida Brasil, que visa reduzir os congestionamentos na via e o número de acidentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/ Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária Municipal de Transportes, Maína Celidônio, fizeram neste sábado (30/03) a primeira viagem do BRT Transbrasil, da linha 60, que liga o Terminal Deodoro, na Zona Oeste, ao Terminal Intermodal Gentileza, na Zona Portuária. A viagem começou pontualmente às 10h e iniciou a nova operação do corredor, com paradas em todas as estações e calha de segregação.  A partir deste fim de semana, os articulados param diariamente em todas as estações, das 10h às 15h. 

Começou a valer o novo sistema de controle integrado da Avenida Brasil, que visa reduzir os congestionamentos na via e o número de acidentes. O prefeito alertou que as primeiras viagens do corredor fazem parte de uma operação assistida, para analisar o funcionamento e a fazer mudanças, caso sejam necessárias.  

O corredor expresso Transbrasil tem 26 quilômetros de extensão, 17 estações, atravessa 18 bairros e tem previsão de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.

Também foi iniciada a operação da calha segregada do BRT. Isso significa que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, será limitada por segregadores. Essa regra vale para todos os dias da semana. Para garantir a segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos nas proximidades das estações, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha única, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.

Advertisement

Os veículos que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo serão multados, salvo casos de força maior e com autorização do poder público. De acordo com o Art. 184 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estarão cometendo uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.   

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Corredor do BRT Transbrasil passa a operar com 17 estações no Rio
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Você é assim mesmo ou faz força pra ser desse jeito? Que dó… Poderia ir pros países que deve adorar, como Cuba, Coreia do Norte e afins… lá deve ser o paraíso, segundo sua perspectiva de mundo.

  2. O comentário de Jair Renan, filho vagabundo do vagabundo Bolsonaro, atacando os Cariocas, confirma aquilo que eu venho falando aqui: O BOLSONARISMO ODEIA O RIO DE JANEIRO.

    Depois das falas de Jair Renan se ainda tem Carioca que vota em membros dessa família ou aliados políticos desses pulhas, já estão dizendo na nossa cara: ODIAMOS O RIO DE JANEIRO E QUEREMOS ELE NO BURACO!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui