Corrida de rua em Santa Cruz acontece neste domingo com percurso no corredor histórico do bairro

Expectativa é que a terceira edição do evento reúna 1,4 mil corredores de todas as idades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
10K Santa Cruz / Divulgação/ Ternium

A Zona Oeste do Rio de Janeiro recebe neste domingo (28/08) a terceira edição da 10K Ternium em Santa Cruz, corrida de rua com percursos de 3km, 5km e 10km. A expectativa é de que o evento esportivo reúna até 1,4 mil corredores amadores de todas as idades. Com largada prevista para 8h, a prova de 10km é a única da região, com percurso focado no Corredor Cultural de Santa Cruz, que recentemente foi nomeado como Bairro Imperial.


Além de incentivar a prática de esporte para todas as idades, a corrida deste ano também promove a inclusão e a integração de pessoas com deficiência (PCD), como é o caso da tia de Jéssica Nery, 34, moradora de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.

Minha família toda corre, então vamos em conjunto. Meu marido e eu estamos nos 10km, minha irmã e minha mãe, que vai empurrando o carrinho com minha filha, vão no percurso de 5km. Já minha tia, que é cadeirante, fará dupla com a minha prima na
caminhada dos 3km”
, explicou Jéssica.


A edição de domingo é a primeira após três anos de espera, provocada pela pandemia da Covid-19, aumentando a expectativa entre os participantes. Corredora amadora desde 2017, Jucelene Ramos, 36, participará pela primeira vez da 10k em Santa Cruz.

Advertisement

É uma oportunidade para promover a saúde, a confraternização e, principalmente, a valorização desse espaço na cidade. Estou ansiosa pelo percurso histórico”, destaca a técnica de Segurança do Trabalho na Ternium e moradora do Complexo da Maré.

Para a Gerente de Relações Institucionais e com a Comunidade da Ternium, Fernanda Candeias, a terceira edição da corrida de rua promove um estilo de vida saudável, em um espaço de integração com a comunidade.

Com a 10k Ternium, o esporte ganha uma expressão lúdica. O objetivo não é premiar apenas o esforço e o espírito esportivo, mas também promover hábitos saudáveis, a prática de esportes e a melhora da qualidade de vida em Santa Cruz”, explica Candeias.

Percurso histórico

A corrida atravessará o corredor cultural do Bairro Imperial. A concentração e a largada serão no Batalhão Villagran Cabrita. A prova de maior distância (10km) passa pela Reta da Base, atravessa a Base Aérea de Santa Cruz e continua pela Rua Prado Júnior, encerrando na Rua do Matadouro, próxima ao Palacete Princesa Isabel.

As versões de 3km e 5km contam com um trajeto reduzido. As inscrições para a 10K Ternium foram realizadas de forma gratuita, embora a organização tenha incentivado que cada participante contribuísse com 1kg de alimento não perecível no momento da retirada dos kits. As doações serão distribuídas pela ONG Ser Cidadão para famílias em situação de vulnerabilidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Corrida de rua em Santa Cruz acontece neste domingo com percurso no corredor histórico do bairro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Corrida de rua em Santa Cruz acontece neste domingo com percurso no corredor histórico do bairro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui