Corrida lota ruas de Santa Cruz e arrecada 6 toneladas de alimentos

Dois mil participantes de todas as idades percorreram o trajeto histórico do bairro, em percursos de 3km, 5km e 10km

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gaudina Carvalho, que completou o percurso de 10km da prova - Foto: Marco Antônio Teixeira/ Ternium

No último domingo (27/08), o bairro de Santa Cruz recebeu a 4ª edição da 10K Ternium, considerada a maior corrida de rua da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Além de reunir corredores de todas as idades com histórias de superação, o evento ainda arrecadou 3 toneladas de alimentos não perecíveis.

A Ternium, usina produtora de placas de aço e realizadora da corrida, dobrou a quantidade arrecadada, permitindo alcançar a marca de 6 toneladas em doações. O total será distribuído pela ONG Ser Cidadão a famílias em situação de vulnerabilidade.

Ao todo, 2 mil participantes de todas as idades percorreram o trajeto histórico do bairro, em percursos de 3km, 5km e 10km.

Para a diretora do Instituto Ternium, Fernanda Candeias, o evento foi uma oportunidade de impulsionar um estilo de vida saudável, em um espaço de integração com a comunidade e de valorização do bairro.

Advertisement

”Com a 10K Ternium, queremos promover o esforço, o espírito esportivo e, principalmente, hábitos saudáveis, prática de atividades físicas e melhora da qualidade de vida em Santa Cruz”, explica.

A 10K Ternium 2023 reuniu familiares e incentivou a prática de esporte para todas as idades. Para Roberto Carlos Oliveira, de 56 anos, o evento de Santa Cruz ajuda a enfrentar as dificuldades do dia a dia.

”É sempre importante manter o condicionamento físico e incentivar jovens e pessoas mais velhas a participarem sempre. Consegui completar o percurso de 5km, apesar da minha idade avançada”, explica o representante comercial de Campo Grande, que participou ao lado de sua esposa, Denise Sabino.

A aposentada Gaudina Carvalho, de 65 anos, por sua vez, explicou a importância da corrida de rua para idosos no combate à depressão.

”Comecei a correr a convite das minhas filhas e nunca mais parei. A prática esportiva é crucial para a saúde mental. Sempre chamamos os idosos para correr e caminhar. Temos muitos exemplos de superação no meu grupo, após iniciarem a prática de corridas. A 10K Ternium é muito importante para a região, pois muitos moradores não tinham acesso a um evento como esse. Além disso, podemos contribuir com alimentos para quem precisa”, celebra a moradora de Guaratiba, que completou o percurso de 10km.

A maior presença das mulheres nas corridas de rua foi destaque para a aposentada Rosa Maria da Silva, de 67 anos. Segundo ela, eventos como a 10K Ternium atraem mais corredoras para a prática esportiva.

”Isso é muito gratificante. Hoje foi minha primeira vez na distância de 10 quilômetros, mas já participei dos outros percursos nas edições anteriores. Nossa expectativa é sempre terminar bem e saudável”, comemorou.

Percurso histórico

A corrida atravessou o corredor cultural de Santa Cruz, recém nomeado como o 2º Bairro Imperial do Rio de Janeiro, além de São Cristóvão, na Zona Norte.

Da largada no Batalhão Villagran Cabrita à chegada no Palacete Princesa Isabel, os participantes ainda atravessaram a Base Aérea de Santa Cruz, cruzando a Reta da Base.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Corrida lota ruas de Santa Cruz e arrecada 6 toneladas de alimentos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui