Cortejo de Carnaval para crianças marca o fevereiro do CCBB, no Centro do Rio

As oficinas do CCBB Educativo são gratuitas e para toda a família, entre brincadeiras, pinturas, experimentações e contações de histórias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem da atividade HORA DO CONTO com a contação da O MITO DA CRIAÇÃO IORUBÁ

Cortejo de Carnaval, cantorias e férias para a criançada fazem parte da programação de fevereiro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro do Rio. O espaço terá atividades lúdicas e artísticas, em oficinas do CCBB Educativo, que são gratuitas e para toda a família.

Cortejo de Carnaval

Entre os dias 04 e 11, às 13h, no Térreo do CCBB, acontece o Cortejo de Carnaval, para a garotada cair na folia com muitas brincadeiras e cantorias. Serão distribuídos o confete e a serpentina, para o público brincar e se divertir. Embalados pelo ritmo das marchinhas, maxixes, jongos, lundús de carnaval de domínio público e canções compostas pela equipe do programa, o CCBB Educativo convida os pequenos foliões e seus familiares para brincar e cair na folia com muita alegria e animação. São muitas marchinhas famosas para a criançada cantar e se divertir.

Paco do Ouvidor Cortejo de Carnaval para crianças marca o fevereiro do CCBB, no Centro do Rio
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Laboratóio de Artes

No Laboratório de Artes, que acontece no térreo do CCBB em vários horários, nos dias de semana o público poderá visitar um atelier de pintura diferente. No lugar da tinta, luz colorida e no lugar dos pincéis e telas, objetos, papéis e tecidos. Venha experimentar os efeitos da luz e entender um pouquinho mais sobre os mistérios que envolvem o estudo das cores.

O Laboratório de Artes é o espaço de experimentações estéticas, onde visitantes de todas as idades colocam a “mão na massa” para desenvolver atividades práticas de artes visuais. Com 1h de duração é um espaço de troca, investigação e criação sobre as exposições, seus temas e conceitos.

Advertisement

As atividades acontecem aos sábados, domingos e feriados, às 12h e às 16h. Nas férias de fevereiro, as oficinas do Laboratório de Artes também acontecem nos dias de semana, às segundas, quartas, quintas e sextas às 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 18h, no térreo do CCBB.

Criação Yorubá

Hora do Conto, que integra o Ateliê Aberto traz uma narrativa especial para o público de todas as idades! As histórias levam o público para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.  E por que não vivenciar conceitos das exposições através da contação de histórias? Histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes, acompanhados de instrumentos musicais e bonecos.

Uma delas é o “O Mito da criação Iorubá”. Muitas histórias da criação de vários lugares e tempos do mundo falam de pessoas criadas a partir do barro. A história do povo iorubá também! Olorum, o deus supremo, estava insatisfeito com o ócio reinante no orum, o céu, por isso resolveu criar um novo mundo. O encarregado da missão foi seu primogênito Obatalá, que passa por muitos obstáculos até criar a terra, os animais e as pessoas.   

Já na “A fruta amarela”, a contação é uma adaptação do conto tradicional brasileiro “A tartaruga e a fruta amarela” que conta como a bicharada da floresta resolveu o seu maior problema: A fome. Quer descobrir como eles conseguiram? Quer saber que fruta é essa?  Então vem! O CCBB Educativo convida a embarcar nessa aventura com muita música, magia e coragem. 

“Contos de Bolso” – é a nossa contação que acontece nos dias de semana, no Térreo do CCBB.

Quer viajar sem sair do lugar? O CCBB Educativo elaborou pequenas histórias dos 4 cantos do mundo que serão apresentadas em um mobiliário especialmente ambientado para essa ação.

Venha embarcar nessa aventura e descobrir o que nossos contadores trouxeram dos lugares por onde passaram.

Hora do Conto acontece aos sábados, domingos e feriados, às 13h e 15h, na sala do CCBB Educativo, no 1º andar. Aos domingos, o horário das 15h conta com interpretação em Libras.

Confira a programação completa através deste link.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cortejo de Carnaval para crianças marca o fevereiro do CCBB, no Centro do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Cortejo de Carnaval para crianças marca o fevereiro do CCBB, no Centro do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui